Comunicação



06/12/2011

Defensoria fecha convênio para atendimento e cadastro de população em situação de rua

A Defensoria Pública assinou convênio com o Ministério da Justiça para garantir atendimento à população em situação de rua. Em reunião realizada na segunda-feira, 28, na sede da Defensoria, ficou acertado o repasse de R$ 332 mil para realização de cadastro dos assistidos, ampliação do monitoramento dos abrigos da rede pública, atendimento jurídico com o objetivo de garantir a documentação básica, orientação e encaminhamento para programas sociais, além da capacitação de defensores, funcionários

LEIA MAIS

06/12/2011

Defensores da Região 9 se reúnem na Oficina de Ideias para formular enunciados

Defensores da Região 9 (Costa Verde) e de Núcleos Especializados participaram, na segunda-feira, 28, no Hotel Porto Gallo, em Mangaratiba, do primeiro encontro da Oficina de Ideias, que agora é uma campanha permanente da Instituição. O objetivo é identificar as principais demandas de cada área e formular enunciados que ajudem a uniformizar a conduta dos defensores.

LEIA MAIS

06/12/2011

Defensoria Pública recebe visita de organizadora da UPP Social

A assessora especial do RIOSOLIDARIO – Obra Social do Rio de Janeiro, Rita Paes, visitou o Defensor Público Geral, Nilson Bruno Filho, na quarta-feira, 30, para apresentar o projeto UPP Social. Rita é esposa do Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e responsável pelo programa. A assessora e o Defensor Público Geral conversaram sobre o projeto e discutiram a participação da Defensoria em eventos ligados à UPP Social.

LEIA MAIS

06/12/2011

Defensores e comunidade do Vidigal discutem regulamentação de mototáxis

A coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), Leila Caixeiro Omari, e o defensor do núcleo, Henrique Guelber, se reuniram, na quarta-feira, 30, com cerca de 100 mototaxistas do Vidigal. Os defensores prestaram informações sobre o trabalho da Instituição e se colocaram à disposição para negociar, junto à Prefeitura e ao Detran, a possibilidade de regulamentação do serviço oferecido pelos mototaxistas, que não têm carteira de habilitação

LEIA MAIS

28/11/2011

Defensoria Pública e TJRJ firmam acordo de cooperação técnica

O Defensor Público Geral, Nilson Bruno, e o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos assinaram no dia 25 de novembro, numa parceria entre as duas instituições, um Acordo de Cooperação Técnica para implantação do Programa de Mediação para a Defensoria. Pelo convênio, a Defensoria indicará Defensores e servidores que receberão capacitação em mediação e, quando necessário, encaminhará assistidos aos Centros de Mediação.

LEIA MAIS

28/11/2011

Defensores marcam presença em conferência estadual LGBT

A Defensoria Pública participou da II Conferência Estadual para discussão de políticas públicas para LGBT, realizada de sexta-feira, 18, a domingo, 20, no Centro do Rio. Na ocasião, integrantes do poder público estadual e da sociedade civil discutiram propostas, em âmbito estadual e federal, para melhoria da qualidade de vida do público LGBT nas áreas de saúde, educação, cultura, emprego, segurança pública, justiça, legislação, entre outras.

LEIA MAIS

28/11/2011

Unidade Móvel zero quilômetro à vista

Na quinta-feira, 23, a Defensoria Pública do Estado e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) assinaram convênio para aquisição de unidade móvel. O veículo será cedido pela Firjan à Defensoria, com entrega em fevereiro de 2012, segundo previsão do presidente da entidade, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.

LEIA MAIS

28/11/2011

Mais um mega concurso de remoção

A Administração Superior da Defensoria Pública anunciou nesta semana a abertura de mais um Concurso de Remoção. Com mais de 30 órgãos, esta é a 12ª remoção em 11 meses, fato inédito na carreira, pelo menos nos últimos 15 anos. A presente remoção vem atendendo a solicitação dos defensores dúblicos no sentido de que a mesma englobe o final do mês com o início do outro, para que os defensores em gozo de férias não sejam prejudicados.

LEIA MAIS

28/11/2011

Defensoria realiza cadastramento de moradores de rua

Defensores do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) farão, na próxima semana, um mutirão para cadastramento de moradores de rua que estão em abrigos do município do Rio. A meta do núcleo é ter informações de no mínimo mil pessoas. Na ocasião, também será feito monitoramento de alguns abrigos, para verificar o atendimento prestado por essas instituições. Na terça-feira, 29, os defensores promovem ainda uma ronda noturna, na zona oeste.

LEIA MAIS

28/11/2011

Defensoria participa de evento nacional sobre direitos dos idosos

A Defensoria Pública se fez presente na III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, representada pelo coordenador do Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Neapi), João Henrique Vianna Rodrigues, a convite da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República .

LEIA MAIS