Comunicação



13/02/2012

Defensoria presente em evento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência

Na terça-feira, 7, em Brasília, a coordenadora da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica), Rita Franco, representou a Defensoria em evento promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, para comemorar a sanção da lei que criou o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

LEIA MAIS

13/02/2012

Nuth discute com Conselho Popular decreto sobre desapropriações

O coordenador do Núcleo de Terras e Habitação (Nuth), Francisco Horta, se reuniu, na terça-feira, 7, com integrantes do Conselho Popular para discutir o decreto municipal sobre procedimentos para desapropriações na cidade do Rio de Janeiro. As recomendações apreciadas durante o encontro serão encaminhadas à Prefeitura, em defesa do interesse das comunidades afetadas. Uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 28, para que os moradores possam assinar documento contendo as recomendações.

LEIA MAIS

13/02/2012

Administração Superior recebe defensores doutorandos de universidade argentina

O Defensor Público Geral, Nilson Bruno Filho, a 1ª Subdefensora, Celina Maria Bragança Cavalcanti, o Corregedor-Geral, Elison Teixeira de Souza, e o diretor do Centro de Estudos Jurídicos, Rodrigo Roig Duque Estrada, receberam, na sexta-feira, 10, doutorandos em Direito da Universidad Nacional de Lomas de Zamora, na Argentina. Na oportunidade, a Administração Superior reiterou seu compromisso com a capacitação da classe e incentivou o aprimoramento profissional dos colegas.

LEIA MAIS

09/02/2012

Defensoria Pública registra 60 atendimentos a vítimas de acidente com catamarã

A Defensoria Pública do Estado do Rio foi procurada por 60 vítimas do acidente com o catamarã Gávea 1 no primeiro mês de atendimento aos passageiros das Barcas S.A., iniciado em 9 de janeiro. Das cerca de 60 pessoas que tiveram algum tipo de lesão no acidente, 34 buscaram o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria. A concessionária já pagou mais de R$ 180 mil em indenizações.

LEIA MAIS

09/02/2012

Defensoria Pública auxilia familiares de vítimas de desabamento no Centro do Rio

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro vai prestar assistência jurídica aos familiares de quatro vítimas do desabamento de três prédios no Centro do Rio, em 25 de janeiro. Os parentes de pessoas que morreram na tragédia procuraram o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e passarão a contar com o auxílio dos defensores públicos no acompanhamento das apurações sobre as causas do desabamento.

LEIA MAIS

06/02/2012

Defensoria na luta contra a intolerância religiosa

O Defensor Público Geral, Nilson Bruno Filho, participou, na quinta-feira, 2, da cerimônia de instalação e posse dos membros do Grupo de Trabalho Permanente de Enfrentamento à Intolerância e Discriminação Religiosa para a Promoção dos Direitos Humanos. A Defensoria Pública faz parte do grupo, representada pelo subcoordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), Henrique Guelber.

LEIA MAIS

06/02/2012

Defensoria dialoga com Polícia Civil sobre atendimento a público LGBT

A coordenadora do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e dos Direitos Homoafetivos (Nudiversis), Luciana da Mota, participou de reunião na segunda-feira, 30, em que a chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, anunciou que travestis e transexuais poderão usar nomes sociais nos registros de ocorrência policial.

LEIA MAIS

06/02/2012

Núcleo de Direitos Humanos visita interior

O subcoordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), Henrique Guelber, e a defensora do núcleo Samantha Monteiro de Oliveira realizaram, na quinta e sexta-feiras, 26 e 27, visitas aos municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes.

LEIA MAIS

06/02/2012

Defensoria realiza ações sociais na Rocinha e em Araruama

A Campanha Institucional Permanente da Defensoria integrou, no sábado, 28, o projeto Justiça em Ação, promovido na Rocinha pelo Tribunal de Justiça.

LEIA MAIS

06/02/2012

Defensoria obtém decisão que obriga matrícula de menores de 6 anos

A defensora pública da Vara de Família, Infância e Juventude de Bom Jesus do Itabapoana, Noroeste Fluminense, Suelange Geraldo Andrade Neres, por meio de ação civil pública, obteve decisão judicial que obriga instituições de ensino públicas e particulares a matricularem crianças no 1° ano do ensino fundamental, independentemente de haverem completado seis anos de idade até 31 de março do corrente ano letivo.

LEIA MAIS