Comunicação



14/08/2015

Programa Fala, Defensor aborda no domingo (16) a questão da transexualidade

O programa "Fala, Defensor" deste domingo (16 de agosto), apresentará o tema transexualidade. Serão abordados os desafios de se garantirem os direitos das pessoas transexuais e de se combater a discriminação.

LEIA MAIS

14/08/2015

2º Subdefensor Público-Geral sai de férias durante 15 dias. 1º Sub assume

A Administração Superior comunica que a partir desta segunda-feira (17 de agosto) o 2º subdefensor público-geral, Rodrigo Pacheco estará de férias durante 15 dias. Substitui Pacheco, neste período, o 1º subdefensor público-geral, Jorge Bruno.

LEIA MAIS

14/08/2015

Penúltima aula do Curso de Drogas é ministrada por jornalistas

Acontece nesta sexta-feira (21 de agosto) a penúltima aula do curso de capacitação “Política de Drogas”. Desta vez, o tema será: “Abuso de drogas, o marco jurídico e os meios de comunicação”. Para ministrar a aula foram convidados os jornalistas Chico Otávio, do jornal O Globo, e Bruno Torturra, da Mídia Ninja.

LEIA MAIS

14/08/2015

Curso de Capacitação em Mediação de Conflitos começa na sexta-feira (21)

Terá início na sexta-feira (21 de agosto) o curso “Capacitação em Mediação de Conflitos – Módulo Teórico Básico”, a ser ministrado pelas instituições ISA-Mediare, com a participação de 22 (vinte e dois) defensores públicos e 5 (cinco) servidores, selecionados nos termos do edital nº 06/2015.

LEIA MAIS

14/08/2015

Conheça o funcionamento da Defensoria Pública no fim de semana dos dias 15 e 16 de agosto

Defensoria Pública atuará durante o fim de semana dos dias 15 e 16 de agosto em esquema de plantão tanto na capital quanto nas comarcas do interior do Estado. Os casos considerados urgentes durante o período da noite serão atendidos no Plantão Judiciário noturno, que funcionará no Foro Central da Comarca da Capital.

LEIA MAIS

13/08/2015

Nudem e a política de enfrentamento contra a violência doméstica e de gênero

No dia 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340 foi sancionada e entrou em vigor no dia 22 de setembro do mesmo ano. Logo, ficou conhecida como a Lei Maria da Penha, uma homenagem à mulher que foi símbolo da luta pelo reconhecimento da violência contra as mulheres e de uma legislação garantidora de direitos. Foi uma grande conquista para toda sociedade brasileira, mas, na prática, ainda há muito a ser feito, a começar pela própria aplicação efetiva da lei.

LEIA MAIS

13/08/2015

Nudedh presente em capacitação para fim do sub-registro civil

A defensora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), Carla Beatriz Nunes Maia, participou na quinta-feira (6), em Campo Grande, de reunião do Comitê de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica. O encontro foi destinado à capacitação de gestores (diretores, pessoal administrativo e também professores) de escolas da área, para que passem a orientar os pais de alunos ainda não registrados.

LEIA MAIS

13/08/2015

Defensoria e Coppe/UFRJ assinam convênio para implantação do sistema Verde

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro e a Coppe/UFRJ assinaram nesta quinta-feira (13) convênio para o desenvolvimento do programa de informação “Verde - Sistema Facilitador da Defensoria Pública RJ”. A ferramenta permitirá a centralização dos dados de todos os usuários da Defensoria em um único sistema, além de permitir o controle dos processos, o prazo das prisões e a automatização de uma série de ações hoje realizadas manualmente, agilizando o atendimento e facilitando a rotina do defensor.

LEIA MAIS

12/08/2015

Defensoria e Coppe/UFRJ assinam convênio para implantação do Verde

No dia 13 de agosto, às 17h, será celebrado o convênio entre a Defensoria do Rio e o Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), que marcará o início do desenvolvimento do sistema de informação “Verde - Sistema Facilitador da Assistência Jurídica”.

LEIA MAIS

12/08/2015

Defensoria Pública firma acordo com SuperVia para indenizar familiares de vítima de atropelamento em Madureira

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a SuperVia firmaram nesta quarta-feira (12) acordo que indeniza os familiares de Adílio Cabral dos Santos, de 33 anos, morto após ser atropelado por um trem, na altura da Estação Madureira, na Zona Norte da cidade, há 15 dias. O caso gerou grande polêmica, pois a SuperVia autorizou que o trem prosseguisse o trajeto passando sobre o corpo da vítima.

LEIA MAIS