15/08/2011

Fesudeperj realiza duas conferências gratuitas esta semana

Estão marcadas para esta semana as VIII e IX Conferências da Jornada DPGE/Fesudeperj 2011. Na quinta-feira, 18, às 18h, os professores Nelson Rosenvald e Cristiano Chaves de Faria falam sobre A Pena Privada na Responsabilidade Civil e Novos Aspectos do Divórcio, respectivamente. Na sexta-feira, 19, às 16h, o professor Diogo de Figueiredo Moreira Neto apresenta o tema A Emergência Contemporânea de Contra-Poderes e as Funções Essenciais da Justiça.

LEIA MAIS

15/08/2011

Defensores participam do curso de media training

Defensores públicos participaram na sexta, 12, da primeira turma do curso de media training. Foram feitos exercícios práticos como entrevistas e gravação de programas, além de palestras sobre como lidar com a imprensa. O curso é ministrado pela empresa S2 Publicom. Estão previstas outras três turmas. Os defensores que quiserem se inscrever podem enviar e-mails para cejur@dpge.rj.gov.br.

LEIA MAIS

15/08/2011

Defensoria tem novo chefe de gabinete e nova coordenadora da Assessoria Cível

A Administração Superior tem um novo chefe de gabinete. O defensor público Gilvan Alves Teixeira Lima assumiu o cargo na segunda-feira, 8. E a colega Jacinta Maria Rego Teixeira Lima é a nova coordenadora da Assessoria Cível.

LEIA MAIS

15/08/2011

Defensor Geral e Nuth conversam com comunidades sobre desapropriações

O Defensor Público Geral, Nilson Bruno, o coordenador do Núcleo de Terras e Habitação (Nuth), Francisco Horta Filho, e o assessor parlamentar, Fábio Brasil, reuniram-se, na quinta-feira, 11, com representantes de várias comunidades, como Estradinha, Parque Colúmbia, Vila Autódromo, Muzema-Itanhangá e Pavão-Pavãozinho. Em pauta, indenizações para desapropriações, retirada de entulho decorrentes de demolições, agenda de encontros periódicos e aluguel social.

LEIA MAIS

15/08/2011

DGAF visita Núcleo Cível de Nova Iguaçu para levantar necessidades

A diretora geral de Administração e Finanças, Thaís dos Santos Lima, e a coordenadora geral, Taysa Estevão, visitaram, na quarta-feira, 10, o Núcleo Cível de 1º Atendimento de Nova Iguaçu e receberam da titular, Gisele Góes, as demandas para melhoria das condições de trabalho. Profissionais da engenharia, informática e patrimônio da Defensoria, além de consultores da empresa de gestão 3GEN, acompanharam as defensoras e fizeram levantamento da infraestrutura do órgão.

LEIA MAIS

15/08/2011

Defensoria discute agilidade de protesto de títulos em favor dos assistidos

O Defensor Público Geral, Nilson Bruno, recebeu a visita de representantes do Instituto de Estudos e Protestos, na segunda-feira, 8, a fim de estudar a possibilidade de facilitar o protesto de títulos encaminhados pela Defensoria Pública em defesa dos seus assistidos (para obtenção dos seus créditos), inclusive dos créditos do Centro de Estudos Jurídicos. Uma nova reunião de trabalho será agendada para discussão sobre o tema.

LEIA MAIS

15/08/2011

Nudecon fala sobre superendividamento em palestra para servidores

A coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), Larissa Davidovich, fará duas palestras para servidores públicos estaduais na terça-feira, 16, na Escola de Educação Financeira do Rio Previdência. Das 10h às 12h, o tema será o endividamento. Das 14h às 16h, a defensora falará sobre crédito bancário. Na quarta-feira, defensores do Nudecon farão plantão das 10h às 12h e das 14h às 17h, para tirar dúvidas da população sobre economia doméstica. Informações pelo telefone 2334-1846.

LEIA MAIS

15/08/2011

Defensores assistem à aula sobre Direito do Consumidor

Defensores do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) e das varas cíveis assistirão, na quinta-feira, 18, à palestra do professor da Escola de Educação Financeira do Rio Previdência Antonio Medeiros sobre temas que envolvem a Defesa do Consumidor. Entre os principais assuntos estão as tabelas Price, SAC e Sacre, spread bancário, taxas, encargos e cobranças nos contratos bancários, entre outros assuntos.

LEIA MAIS

15/08/2011

CEJUR e CEPED iniciam pós-graduação em Ciências Criminas e Segurança Pública

Teve inicio na terça-feira, 9, no auditório do 2º andar da sede, o curso de pós-graduação em Ciências Criminais e Segurança Pública oferecido a 15 defensores públicos graças à parceria entre o Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) e o Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito – CEPED, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A primeira aula foi ministrada pelo coordenador do CEPED, Carlos Eduardo Japiassu.

LEIA MAIS

15/08/2011

Rioprevidência oferece cursos e palestras para aposentados

Aposentados e pensionistas da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro são beneficiados por parceria firmada entre a Instituição e o Rioprevidência, que oferece cursos e palestras na sede do Rioprevidência Cultural, no Maracanã. Os aposentados terão acesso a atividades físicas, artísticas, cursos e passeios. Também estão previstas palestras sobre contratos bancários, superendividamento, consulta com o Doutor Finanças e o Fale com o Defensor.

LEIA MAIS