01/11/2012

Defensoria tem Semana da Conciliação com consumidores endividados

O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) realiza, de 7 a 14 de novembro, a Semana da Conciliação, durante a qual estão previstas cerca de 250 audiências de bancos e empresas prestadoras de serviços com consumidores endividados. Haverá rodadas de negociação extrajudicial com vários bancos. Estão agendadas também audiências de conciliação com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

LEIA MAIS

24/10/2012

Defensoria Pública e Firjan promovem ação social em Realengo

Moradores do Conjunto Habitacional Fumacê e do Batan, em Realengo, tiveram um dia de diversão e cidadania. Neste sábado, 20, uma ação social organizada pela Defensoria Pública do Estado do Rio e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), com apoio da UPP Água Branca, levou à população assistência jurídica gratuita, emissão de documentos, oportunidades profissionais e atividades recreativas para as crianças.

LEIA MAIS

22/10/2012

Defensoria Pública acompanha ocupação de Manguinhos

A 1a. Subdefensora Geral, Celina Bragaça (de azul), falou sobre o papel da Defensoria na pacificação das comunidades

LEIA MAIS

22/10/2012

Coordenadora do Nudecon fala sobre endividamento em evento da Febraban

A coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), Larissa Davidovich, participou, na terça-feira, 16, do 7° Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento, promovido pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em São Paulo. O evento reuniu profissionais do setor financeiro e especialistas em Defesa do Consumidor para discutir os impactos da expansão do crédito.

LEIA MAIS

22/10/2012

Defensoria obtém salvo conduto para flanelinhas de Volta Redonda

Os defensores públicos Eduardo Chow De Martino Tostes, Rodrigo Azambuja Martins e Romulo Ferreira de Moraes Rodrigues obtiveram, junto ao Juizado Especial Criminal de Volta Redonda, no último dia 5, liminar de salvo conduto em Habeas Corpus Coletivo Preventivo garantindo que guardadores informais de veículos , os “flanelinhas”, da cidade não sejam removidos, conduzidos ou autuados por exercício ilegal da profissão, não podendo haver repressão por parte de policiais e da Guarda Municipal.

LEIA MAIS

11/10/2012

Defensoria Pública presta assistência aos moradores do Morro da Providência

A equipe da Coordenadoria de Regularização Fundiária e Segurança da Posse, composta por defensores e estagiários, esteve, na terça-feira, 9, no Morro da Providência para atender solicitação dos moradores. A população que vive na localidade da Pedra Lisa pediu informações sobre os impactos das obras de revitalização da Zona Portuária.

LEIA MAIS

11/10/2012

Defensoria realiza palestra sobre acesso à propriedade no Centro Cultural Justiça Federal

Na sexta-feira, 5, as defensoras públicas Leticia de Camargo Portugal Compasso e Maria Goreti Ramos Rodrigues realizaram a palestra O Acesso à Propriedade: Um Estudo de Caso, que integrou a programação do Fórum Vida, Liberdade, Igualdade, Segurança e Propriedade: 24 Anos da Constituição da República de 1988, realizado no Centro Cultural Justiça Federal.

LEIA MAIS

09/10/2012

Conselho Superior aprova Deliberação dos Núcleos de Primeiro Atendimento

O Conselho Superior aprovou na sexta-feira, 5, a Deliberação dos Núcleos de Primeiro Atendimento. A aprovação foi em bloco, por maioria, vencida a Conselheira Maria de Fátima Abreu Marques Dourado, que não aprovou. A Deliberação foi colocada em mesa para apreciação do Conselho por solicitação dos defensores do Núcleo de Primeiro Atendimento. Na oportunidade, o presidente do Conselho colocou em votação se haveria ou não sorteio para relator devido a premência da medida.

LEIA MAIS

08/10/2012

Defensores recebem treinamento para enfrentar situações de crise

Na sexta-feira, 5, 29 defensores públicos, inclusive os aprovados no último concurso, participaram do curso de gerenciamento de crise promovido pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na sede da unidade, em Laranjeiras. O treinamento tem como objetivo a capacitação dos defensores para o enfrentamento de situações de crise carcerária, como motins e rebeliões, especialmente envolvendo reféns.

LEIA MAIS

08/10/2012

Desembargador Paulo Rangel ministra palestra na Fesudeperj

O desembargador Paulo Rangel falou a defensores públicos e estudantes de Direito na quinta-feira, 4, em palestra que integra a programação do 3º Ciclo de Palestras da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (Fesudeperj). Antes da exposição, declarou considerar que a Defensoria Pública também é sua casa.

LEIA MAIS