Comunicação



02/05/2016

Defensoria Pública participa de mutirão de Sub-Registro em Santa Cruz

A Defensoria Pública participou na sexta-feira (29) do mutirão que ofereceu o registro de nascimento tardio e Sub-Registro no Fórum de Santa Cruz. O evento aconteceu em conjunto com o Ministério Público, Tribunal de Justiça e Detran. Na ocasião, foram realizadas diversas audiências, distribuídas cinco ações e emitidos 68 ofícios de gratuidade.

LEIA MAIS

02/05/2016

Defensoria Pública renova convênio com a Prefeitura de Petrópolis

O defensor público-geral, André Castro, e o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, assinaram, na quinta-feira (28), a renovação do convênio firmado no ano 2002. O objetivo é garantir a agilidade na assistência jurídica gratuita prestada pelo órgão à população. Por meio do convênio, a Prefeitura disponibiliza servidores para trabalhar nos quadros de apoio da Defensoria Pública.

LEIA MAIS

02/05/2016

Defensores da Região 6 se reúnem com a Administração Superior

A Coordenadoria Geral do Interior e a Administração Superior visitaram na quinta-feira (28) e na sexta-feira (29) os órgãos de atuação da região 6 (Petrópolis). Na manhã de sexta, os defensores públicos da região participaram da palestra do Doutor em Sistema de Direito Processual pela UERJ, José Aurélio de Araújo, que discursou sobre o novo CPC (foto).

LEIA MAIS

02/05/2016

Atuação da Defensoria Pública antecipa pagamento de aposentados e pensionistas em 16 dias

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro atuou ao longo da semana passada, de todas as formas, para garantir o pagamento dos aposentados e pensionistas, o que foi concretizado na quarta (27) e quinta-feira (28).

LEIA MAIS

02/05/2016

Canal da Cidadania: Saiba se você já tem direito a aposentadoria

No episódio inédito desta semana do Canal da Cidadania, o ambulante Gilberto Damaisceno declara que contribui há 27 anos como autônomo. Ele quer saber se já pode se aposentar. Confira no vídeo abaixo o que respondeu o defensor público Odin Bonifácio.

LEIA MAIS

29/04/2016

Curso de Direito do Consumidor de Montreal acontece em julho

O CEJUR comunica que será realizado, de 4 a 9 de julho deste ano, em Montreal – Canadá, o Curso de Direito do Consumidor de Montreal, organizado pelo Groupe de Recherche en Droit International et Comparé de la Consommation (GREDICC), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Union des Consommateurs, tendo o apoio, entre outras entidades, da Escola Nacional de Magistratura (ENM) e do Consulado-Geral do Brasil em Montreal.

LEIA MAIS

29/04/2016

Conheça o funcionamento da Defensoria Pública neste fim de semana (30 de abril e 1º de maio)

Durante este fim de semana (30 de abril e 1º de maio), a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro atuará em esquema de plantão tanto na Capital quanto nas comarcas do interior do Estado. Os casos considerados urgentes durante o período da noite serão atendidos no Plantão Judiciário noturno, que funcionará no Foro Central da Comarca da Capital, com entrada pela Rua Dom Manuel, Centro - Rio de Janeiro, das 18h às 11h. No mesmo local, funciona o plantão diurno da Capital, das 11h às 18h.

LEIA MAIS

29/04/2016

Defensoria Pública firma Termo de Cooperação com Universidade Católica de Petrópolis

O defensor público-geral, André Castro, firmou, na quinta-feira (28), Termo de Cooperação com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP). O convênio formaliza a parceria existente entre as instituições e, através dele, será possível dar continuidade as ações conjuntas.

LEIA MAIS

28/04/2016

Defensoria Pública visita escolas ocupadas em Volta Redonda

A Defensoria Pública percorreu as escolas estaduais ocupadas por alunos em Volta Redonda, município a cerca de 133, 4 km da cidade do Rio de Janeiro, para viabilizar o contato com os estudantes e fazer um levantamento das reivindicações sustentadas por eles. A visita da defensora pública Marina Lowenkron e da coordenadora da Região 4 da DPRJ, Luciene Torres Pereira, aconteceu, na semana passada, nas quatros unidades de ensino que também recebem a manifestação pacífica dos jovens pela melhoria.

LEIA MAIS

28/04/2016

Defensoria obtém na Justiça o fim da revista vexatória no Degase

Está proibida a revista íntima para visitantes de internos das unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). Em tutela de urgência obtida pela Defensoria Pública do Rio, a Justiça determinou ao Estado o fim do procedimento vexatório, fixando pena de multa mensal de R$ 100 mil em caso de descumprimento. A decisão também inclui a revista manual, que, a partir de agora, só poderá ser feita em casos excepcionais de grande suspeita sobre o visitante.

LEIA MAIS