Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestre pela mesma instituição, Fabiana Silva tem como suas principais áreas de interesse a educação humana, os direitos de mulheres cis e trans e a segurança pública. Durante a faculdade, atuou fortemente em defesa da universidade pública e ajudou a construir o Coletivo Moinho na Universidade e é idealizadora da organização Apadrinhe um Sorriso. Em 2017 - 2021 atuou como servidora na Ouvidoria da Defensoria Pública, onde realizava o primeiro atendimento ao público, feitura de relatórios e idas aos territórios no escopo do Circuito Favelas por Direitos.
Desde a idealização do Apadrinhe um Sorriso - projeto de educação popular que há quinze anos promove ações educativas como capoeira, teatro/dança, saraus de poesia voltadas para crianças e jovens e rodas de conversa para as mulheres - Fabbi, como é conhecida, acumulou premiações no campo da educação como Liderança que Faz, Pessoa Inspiração entre outros títulos devido o trabalho realizado dentro e fora da favela do Parque das Missões/Duque de Caxias, território de onde é cria e principal espaço de acolhimento da Organização durante seus quinze anos de existência.
Entre 2021 e 2023, atuou como coordenadora de Mobilização da Casa Fluminense, organização da sociedade que constrói coletivamente políticas e ações públicas para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com foco na redução das desigualdades, no aprofundamento da democracia e no desenvolvimento sustentável.