Projeto formou 32 alunos neste ano

 

“Essa cerimônia é uma celebração pelo trabalho e dedicação de pessoas que, mesmo em uma situação social adversa, se esforçam para participar das aulas e das atividades do projeto”. Assim, Pedro Paulo Santos, de 52 anos, definiu sua experiência como formando da 3º turma do Acelerando a Escolaridade. Promovido pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) em parceria com a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj) e o Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), o projeto oferece diversas atividades educacionais e culturais para pessoas em situação de rua. 

Depois de um período letivo de muito estudo, palestras e atividades culturais ao ar livre, Pedro Paulo e mais 31 alunos celebraram ontem (12) o fim do período letivo de 2019. O projeto existe desde 2017 e já atendeu aproximadamente 100 pessoas em situação de rua.  

Pedro Paulo frequenta a sala de aula do Acelerando a Escolaridade desde 2018 e acredita que o projeto é uma oportunidade não só de adquirir conhecimento, mas também é um espaço para socialização e resgate da cidadania. 

— Essa cerimônia é muito importante para mim. Aqui eu tenho a oportunidade de aprender e de interagir com pessoas muito diferentes, de camadas sociais diferentes. Isso é muito enriquecedor — contou o aluno.

Outra formanda, Esmeraldina Pereira, de 55 anos, não vive mais pelas ruas do centro da cidade desde agosto. Mesmo assim, ela – que esteve em situação de rua por quase um ano e meio – continuou frequentando as aulas e as atividades do projeto. A aluna pretende continuar no Acelerando no próximo ano. 

— Eu vi no projeto uma oportunidade de abrir a minha mente, de estudar e ter uma ocupação. Aqui eu me senti muito acolhida e aprendi a me expressar melhor. Eu sou muito grata à Defensoria. No próximo ano continuarei participando do projeto e quero começar uma nova fase da minha vida — afirmou.  

Segundo Esmeraldina, a participação no projeto foi fundamental para a reestruturação de sua vida e para a realização de um sonho antigo: terminar o ensino fundamental. 

— Quando eu cheguei aqui, eu me senti um pouco perdida, porque fiquei muitos anos sem estudar. Logo eu consegui pegar o ritmo de estudos e realizar meu sonho de terminar a oitava série — afirmou Esmeraldina.  

Colaboradores, parceiros e novas atividades em 2019

Durante a cerimônia de formatura, Esmeraldina, representando seus colegas de turma, leu o texto “Benditos Sejam” de Edna Frigato. A leitura foi uma homenagem aos colaboradores e parceiros externos que, ao longo de 2019, contribuíram para o crescimento do projeto e viabilizaram uma série de atividades para os alunos. Além das aulas regulares, as parcerias possibilitaram a realização de passeios culturais e palestras. Algumas delas foram além e possibilitaram aos estudantes tratamentos odontológicos de maior complexidade, como cirurgias e extrações.

Além da leitura, os colaboradores receberam um certificado de participação e uma versão impressa do texto de Frigato. A coordenadora do projeto, Maristela Barbosa, ressalta que o apoio dos colaboradores e dos parceiros externos é fundamental para que o projeto continue existindo. 

— Essa homenagem é uma forma singela de agradecer e reconhecer a importância e a dedicação de todos que colaboraram para que o projeto pudesse oferecer tantas oportunidades aos alunos — destacou.

O diretor-geral do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), José Augusto Garcia, também destacou a importância dos colaboradores para a iniciativa. Garcia enfatizou o crescimento do projeto no último ano e demonstrou otimismo para o próximo ano letivo.

— O projeto começou pequeno e vem ganhando força e se expandindo. Este ano conquistamos novas parcerias, o que possibilitou a realização de atividades das mais diversas. Hoje temos muitos motivos para comemorar e para continuar acreditando no potencial desta iniciativa — ressaltou.

Uma das grandes parcerias firmadas este ano, a colaboração entre a Defensoria Pública, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) rendeu frutos para os alunos do Acelerando a Escolaridade. O cirurgião-dentista da Defensoria Pública, Augusto Bessa, um dos responsáveis pela parceria, acredita que iniciativas como essa são uma oportunidade de aproximar as instituições e de melhorar cada vez mais os resultados do projeto. 

— A parceria entre instituições governamentais é fundamental para a troca de experiências e para a disseminação de conhecimento. Isso possibilita que a administração pública seja mais eficiente e possa atender os anseios da sociedade — destaca. 

 

Alunos apresentaram uma adaptação da peça Sonho de uma Noite de Verão


Momento de celebração

Durante a cerimônia, os alunos apresentaram uma adaptação da peça teatral “Sonhos de uma Noite de Verão”, de Shakespeare. Eles também declamaram poesias e falaram sobre a importância do projeto. A formatura aconteceu no auditório da Fesudeperj e contou com a participação de defensores públicos, professores, colaboradores e familiares dos formandos. Ao todo, 32 alunos se formaram e receberam certificados de conclusão do período letivo de 2019. 

As inscrições para a 4º turma do Acelerando a Escolaridade começam no dia 7 de janeiro e as aulas terão início no dia 4 de fevereiro. As aulas acontecem nas dependências da Fesudeperj na sede da Defensoria Pública, localizada Avenida Marechal Câmara, 314, no centro do Rio.

 

 

Texto: Natasha Mastrangelo

Foto: Jaqueline Banai



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