Defensores(as), Servidores(as) e comissão julgadora do III Concurso Eliete Silva Jardim

 

Foram selecionados, na tarde desta sexta-feira (26), os finalistas da 3ª edição do Concurso de Práticas Exitosas e Atuações Estratégicas Eliete Silva Jardim, concedido pelo Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ). O concurso foi criado em 2016 e visa a premiar as boas práticas criadas e desenvolvidas pelas defensoras, defensores, servidoras e servidores da instituição. 

A iniciativa conta com duas categorias: Atuações Estratégicas e Práticas Exitosas. Segundo a defensora pública Adriana Britto, diretora de capacitação do Cejur, a ideia da premiação é estimular o desenvolvimento de práticas inovadoras e eficientes, que possam resultar em uma melhor prestação de serviços para os usuários da instituição. 

Gustavo Belmonte, presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (ASDPERJ) e integrante da comissão julgadora do concurso, também destacou a importância da iniciativa.

– O prêmio é importante, porque traz o reconhecimento de iniciativas diferenciadas que partem de defensores e servidores e beneficiam a atuação da DPRJ junto à sociedade. É importante recompensar essa proatividade – ressaltou Gustavo Belmonte. 

Esta edição contou com 10 trabalhos inscritos. Os casos finalistas já foram escolhidos, após a apresentação pública dos inscritos. Na categoria Práticas Exitosas foram selecionados os seguintes trabalhos: “Ações de Alvará Judicial para o Levantamento de Saldo Bancário”, “Alargando Fronteiras na Defesa da Vítima Mulher” e o trabalho “Aplicativo para gerenciar Atividades do NUSPEN”. 

Já na categoria Atuações Estratégicas, os casos selecionados foram: “Circuito de Favela por Direitos”, “Prisão Domiciliar: Direito Negado. O perfil das Mulheres Gestantes, Lactantes e Mães atendidas nas Audiências de Custódia e o Descumprimento do HC Coletivo 143.641 do STF e da Lei 13.769/2018” e “Cartilha dos Projetos ‘Conhecendo os Direitos das Crianças e Adolescentes com a Defensoria Pública’ e ‘Circuito de Favelas –Caminhando pelos Direitos das Crianças’”.

A ordem de colocação dos seis trabalhos premiados na terceira edição do prêmio Eliete Silva Costa Silva Jardim ainda é um segredo. Os três primeiros colocados, em cada categoria, serão apresentados com a classificação final no dia 17 de maio, durante o V Encontro de Atuação Estratégica da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

Fazem parte da comissão julgadora as defensoras Ana Paula Prata de Freitas Viana, Christiane Serra Ferreira, Elaine Maria Barreiros Aina e Renata Tavares da Costa e o Técnico Superior Jurídico Gustavo Belmonte.
 



VOLTAR