Defensor geral, André Castro, também participou do lançamento do concurso Palavra Viva, no MAM

 

O IV concurso de desenho e redação Palavra Viva, da Defensoria Pública do Estado do Rio de janeiro, foi lançado na quarta-feira (25), no Museu de Arte Moderna (MAM), no Centro do Rio. Nesta quarta edição, crianças e adolescentes que se inscreverem no projeto irão dissertar e criar desenhos sobre "Rio: o que me inclui e o que me exclui", tema do concurso. Os interessados, que atendem ao perfil de candidato, podem se inscrever entre os dias 6 de agosto e 5 de outubro. O encerramento e a entrega das premiações acontecerão no dia 4 de novembro, no Unicirco Marcos Frota, às 14h, seguido de espetáculo circense. 

 

O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Defesa da Criança e do Adolescente da Defensoria (CDEDICA) desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e o MAM. Ele é voltado para crianças e adolescentes, de 3 a 17 anos, que integram o sistema de acolhimento institucional, familiar, e daquelas atendidas pelos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), incluindo adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, e assistidos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

As unidades irão estimular a participação dos assistidos e enviar as inscrições para o setor de entrega, no protocolo da sala 503 da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (SMASDH), que fica na Rua Afonso Cavalcanti, n°455, Cidade Nova. As crianças e adolescentes que se interessarem em participar do concurso, e que estiverem dentro do perfil de candidato, podem levar seus desenhos ou redações diretamentema SMASD. 

O concurso foi criado em 2015 para promover a educação e cultura. As duas modalidades, desenho e redação, são subdividas em quatro grupos com oito categorias. Esse ano, o tema escolhido pretende dar oportunidade a esses participantes de se expressarem sobre o local onde vivem, já que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

 

Nas edições anteriores, os participantes responderam as questões "Como eu me imagino aos 25 anos?, tema do primeiro concurso, "Para quem daria uma medalha de ouro?", do segundo, e no último concurso, as crianças e adolescentes apresentaram trabalhos sobre "A escola dos meus sonhos".

Texto: Marcelle Bappersi



VOLTAR