A formatura dos alunos da quarta turma do Projeto Resgate será nesta quarta (11)

 

Primeira etapa concluída com sucesso pelos nove alunos da quarta turma do Projeto Resgate, iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e da secretaria municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação voltada à capacitação de pessoas em situação de rua para o mercado de trabalho. Com o fim das aulas teóricas e com a formatura dos participantes em solenidade a ser realizada nesta quarta-feira (11), eles agora passam para a próxima fase, que é a da busca por uma vaga de emprego com os conhecimentos adquiridos no curso e, muitas vezes, impulsionada por entrevistas obtidas pela própria equipe do projeto.

– O Projeto Resgate conseguiu superar, em três meses de existência, a meta estabelecida o ano inteiro pelos abrigos, que são unidades de reinserção social. Além disso, esse é um projeto pioneiro na interdisciplinaridade, pois trouxe a terapia aos alunos porque o comprometimento mental é o principal motivo que leva as pessoas à situação de rua – destaca a defensora pública Carla Beatriz Nunes Maia, atuante no Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) da DPRJ.

Iniciado em junho, o projeto reúne pessoas em situação de rua para quatro encontros nos quais são ministradas aulas de temas diversos, como noções básicas de direitos e deveres em sociedade, postura profissional, higiene pessoal, espírito de equipe e até como conviver com os mais variados sentimentos no mercado de trabalho. Ao final, todos recebem certificado de conclusão do curso, carteira de trabalho e currículo atualizado, sendo cadastradas em sites de emprego pela secretaria.

– Aprendi muito com o curso e agora posso agarrar uma oportunidade de emprego de não soltar mais. Eu morava com meus pais na Cidade de Deus e, com a morte deles, vendi o apartamento para abrir meu próprio negócio, mas fui assaltado e passei a trabalhar como autônomo. Depois disso, vendi pipoca, entreguei panfletos e trabalhei com o polimento de veículos. Sigo em frente – diz o aluno Antonio Cordoeiro, que atualmente vive no abrigo Hotel Santana, no Centro do Rio.

Serviço:

Evento: Formatura da quarta turma do Projeto Resgate.

Data: 11/10/2017

Hora: 10h.

Local: Auditório do segundo andar da sede da DPRJ (Av. Marechal Câmara 314, no Centro do Rio).

Texto: Bruno Cunha



VOLTAR