Servidores contam o que aprenderam nos cursos do PEC
No dia 30 de janeiro deste ano, o Comitê Gestor do Programa de Educação Continuada da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro divulgou circular aos coordenadores de setores da sede com o objetivo de reforçar a divulgação e o planejamento do PEC neste 2017. Criado pela Resolução DPGE 854, de 14 de outubro de 2016, o PEC visa promover e reunir atividades de capacitação e desenvolvimento de todos os membros e integrantes da Defensoria Pública.
Nada melhor que o depoimento de quem participou de um curso promovido pelo PEC para contribuir na divulgação do programa e ampliar a participação de defensores e servidores nos cursos de capacitação. Em seu depoimento, a servidora Maria Antônia Silveira de Mello Ribeiro, técnico superior jurídico lotada no Nuspen, diz que fazer o curso de Excel básico e o intermediário foi uma boa oportunidade para aprender a usar o progama.
— Participar do curso de Excel, ministrado pela Escola Fazendária do TCE e com apoio do CEJUR, foi uma oportunidade única de aprendizado pessoal e profissional. Ao me inscrever para o curso, não tinha conhecimento algum dos comandos básicos oferecidos pelo programa e hoje, após as aulas, já consigo criar tabelas, fazer cálculos simples e inserir gráficos. Sem dúvida alguma, esta experiência agregou significativamente no meu dia-a- dia de trabalho no Nuspen, visto que me auxiliou a compreender e a utilizar uma planilha, criada por um servidor do órgão, na realização do “confere”, isto é, na conferência, para cadastro, do ingresso e saídados apenados da unidade prisional, bem como despertou o interesse em criar novas ferramentas aptas a otimizar o trabalho. Acredito que iniciativas como estas do CEJUR contribuem, e muito, na qualificação e valorização do servidor e deveriam ocorrer com maior frequência, do mesmo modo que incentivadas constantemente pela chefia imediata, pois conferem uma motivação adicional ao servidor — afirmou.
Já o servidor Alan Bastos Cosentino, técnico médio da Defensoria lotado do Departamento Pessoal, que participou do Curso de Capacitação Fiscal de Contratos, ministrado empresa Zênite, declarou que o curso ajuda a tomar decisões mais acertadas em contratos da instituição:
— Gostei bastante do curso, agregou conhecimento na medida em que esclareceu muitas dúvidas sobre os processos profissionais de gestão e fiscalização. Acredito que irá me ajudar muito nas decisões para acompanhamento dos contratos pertinentes ao Departamento Pessoal. O curso é muito válido para que todos, fiscais e gestores, passem a tomar decisões mais efetivas e seguras em contratos da DPGE.
VOLTAR
