
Durante a atividade, foram apresentados os procedimentos do Teste de Integridade, com e sem Biometria, e do Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) participou, nesta quarta-feira (16), de audiência pública promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para apresentar os procedimentos das auditorias de funcionamento das urnas eletrônicas que serão realizadas nas Eleições 2026.
O Assessor Especial da DPRJ e Diretor de Estudos e Pesquisas de Acesso à Justiça (Cejur), José Roberto Sotero de Mello Porto, representou o Defensor Público-Geral, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão, no evento, realizado no Palácio da Democracia, no Centro do Rio.
Durante a atividade, foram apresentados os procedimentos do Teste de Integridade, com e sem Biometria, e do Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. Nas eleições deste ano, o TRE-RJ realizará auditorias em 43 urnas eletrônicas em cada turno.
Para o Defensor Público José Roberto, a participação da Defensoria reforça a atuação da Instituição na defesa do regime democrático e o diálogo institucional com a Justiça Eleitoral.
— Todo reforço de confiança no sistema eleitoral é importante e bem-vindo. A Defensoria Pública tem uma vocação constitucional de defesa do regime democrático e, neste momento das eleições, poder acompanhar o teste de integridade das urnas eletrônicas no TRE é fundamental. Esse diálogo institucional também é importante, especialmente diante da atuação da Defensoria como instituição fiscalizadora das eleições — afirmou o Assessor Especial da DPRJ e Diretor de Estudos e Pesquisas de Acesso à Justiça, José Roberto Sotero de Mello Porto.
A audiência foi conduzida pela desembargadora eleitoral Mônica Feldman de Mattos, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), e contou também com a participação do juiz de Direito João Felipe Nunes Ferreira Mourão, juiz auxiliar da CAVE.