ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Crédito: Ronaldo Jr/DPRJ



A estação Carioca/Centro do MetrôRio recebe na sexta-feira (31/07) a campanha Meu Pai Tem Nome, iniciativa realizada pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) que oferece gratuitamente exames de DNA, orientação jurídica e atendimento especializado para pessoas que desejam realizar o reconhecimento voluntário de paternidade ou maternidade, seja por vínculo biológico ou socioafetivo.

Os atendimentos acontecerão no mezanino do Acesso B (Avenida Chile) da estação a estação, das 9h às 15h, com inscrições realizadas no próprio local, por ordem de chegada. Para participar, basta comparecer com a documentação necessária e, quando for o caso, acompanhado da pessoa que também participará do exame. Os resultados desta edição serão entregues no Dia D da campanha, em 15 de agosto, no Estádio de São Januário.

A iniciativa busca enfrentar uma realidade que ainda afeta milhares de brasileiros. Em 2025, 173.112 crianças foram registradas sem o nome do pai na certidão de nascimento, o equivalente a 6,9% dos nascimentos registrados no país, segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil. No Estado do Rio de Janeiro, foram 12.883 registros, representando 7,77% dos nascimentos, percentual superior à média nacional.

A campanha, promovida nacionalmente pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), garante acesso gratuito ao reconhecimento da filiação, assegurando direitos como pensão alimentícia, herança, benefícios previdenciários, acesso ao histórico de saúde familiar e o fortalecimento dos vínculos familiares.

Ao longo dos próximos meses, a campanha está percorrendo diferentes locais do estado, ampliando o acesso da população ao serviço. As próximas etapas serão divulgadas pela Defensoria Pública.


Serviço

Como funciona o exame
O exame de DNA é simples, rápido e praticamente indolor. A coleta é realizada por profissionais capacitados, por meio de uma pequena amostra de sangue retirada da ponta do dedo, sem necessidade de preparo prévio.

Os resultados serão entregues durante o Dia D da campanha, em 15 de agosto de 2026, no Estádio de São Januário. Na ocasião, a Defensoria Pública também oferecerá atendimentos voltados ao reconhecimento de paternidade e maternidade, orientação jurídica e outros serviços relacionados ao direito à identidade.


Quem pode participar?
Pessoas interessadas no reconhecimento voluntário de paternidade ou maternidade, na comprovação de vínculo biológico para processos judiciais ou em outras situações atendidas pela Defensoria Pública.


Inscrições
Gratuitas, por meio do formulário disponibilizado pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.


Documentos necessários


Da pessoa interessada:

Documento de identidade;
CPF;
Comprovante de residência atualizado.
Da pessoa que busca o reconhecimento:
Certidão de nascimento;
Ou Declaração de Nascido Vivo (DNV), quando ainda não houver registro.

Quando aplicável:

Certidão de óbito do suposto pai ou da suposta mãe.


Coletas de DNA

Local: no mezanino do acesso B (Avenida Chile) da estação Carioca/Centro do MetrôRio
Data: 31 de julho 
Horário: 9h às 18h


Entrega dos resultados

Local: Estádio de São Januário – Portão 17
Data: 15 de agosto de 2026
Horário: das 9h às 15h



VOLTAR