
A Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro receberá, na próxima sexta-feira (27), a primeira edição do Mutirão de Conciliação promovido pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ). A ação será realizada no estacionamento da Catedral, localizado na Av. República do Chile, 245 - Centro, das 10h às 16h.
A iniciativa pretende promover o encontro entre consumidores hipossuficientes e fornecedores de serviços e instituições financeiras, buscando a construção de acordos relacionados a dívidas existentes com as empresas participantes. A proposta é oferecer um espaço de diálogo, com a intermediação da Defensoria Pública.
Já confirmaram presença no mutirão as empresas Light, Águas do Rio, Santander, Banco BMG e Crefisa. Os atendimentos serão voltados a consumidores que possuam vínculo com essas concessionárias e instituições financeiras.
Durante o evento, a Defensoria Pública prestará orientação jurídica e auxiliará os consumidores hipossuficientes na análise das propostas apresentadas, esclarecendo direitos e deveres antes da formalização de qualquer acordo.
Para a Defensora Pública e Coordenadora do Nudecon, Luciana Telles, a oportunidade promove o equilíbrio financeiro.
— A oportunidade de celebrar um acordo em condições mais favoráveis e com a assistência da Defensoria é a chance de resolver problemas que, por vezes, já são antigos e incomodam o consumidor — concluiu a Defensora.
Por se tratar da primeira edição do mutirão, a Defensoria Pública orienta que os consumidores apresentem RG e CPF, além dos documentos de empréstimo, no caso das instituições financeiras, ou fatura, no caso das concessionárias. Não é necessário agendamento prévio para atendimento.
Texto: Leonara Moura