ATENDIMENTO AO CIDADÃO

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) realizou, nesta sexta-feira (06), uma ação social no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Volta Redonda, no Sul Fluminense. A iniciativa levou atendimento jurídico gratuito diretamente à população em situação de maior vulnerabilidade social do município.

Organizada pelo 2º Núcleo Regional de Tutela Coletiva, a ação ocorreu das 9h às 15h e contou com atendimentos nas áreas cível, direito de família, contratos, direito do consumidor e direito criminal. Além disso, a equipe prestou esclarecimentos sobre processos judiciais em andamento, elaborou ofícios de encaminhamento e realizou requerimentos administrativos e judiciais.

Esta foi a primeira ação social da Defensoria realizada dentro do Centro Pop, reforçando o compromisso institucional de ampliar o alcance do atendimento jurídico para além das unidades físicas da DPRJ. O foco da iniciativa foi a população em situação de rua, grupo historicamente marcado por dificuldades de acesso à Justiça e à documentação civil básica.

A ação foi coordenada pela Defensora Pública Flávia Mac Cord, com atuação conjunta do Defensor Público David de Vasconcelos. A equipe contou ainda com o apoio de dois servidores e três estagiários, totalizando sete profissionais mobilizados para o atendimento direto ao público.

— Organizamos essa ação social dentro do Centro pop de Volta Redonda, diante da dificuldade da população de rua, mais vulnerável, buscar a Defensoria diretamente no órgão de atuação. É uma ação fundamental para garantir acesso à justiça e dignidade a pessoas que são invisibilizadas na sociedade — esclareceu a Defensora. 

Apesar de ser a primeira ação social no espaço, a Defensoria Pública já vem atuando de forma contínua em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda. Nos últimos dois meses, a instituição forneceu mais de 40 certidões de nascimento, casamento e óbito à Secretaria Municipal de Assistência Social, contribuindo para a regularização da documentação da população em situação de rua — passo inicial para o acesso a políticas públicas, benefícios sociais e serviços essenciais.

Para a DPRJ, iniciativas como essa reafirmam o papel da instituição na promoção da cidadania e na defesa dos direitos humanos, especialmente junto às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Levar a Defensoria até onde o cidadão está é uma estratégia que fortalece o acesso à Justiça e garante dignidade a quem mais precisa.

Texto: Leonardo Fernandes



VOLTAR