
Instituição reafirma compromisso com a garantia de direitos durante grandes eventos
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) participou, nesta terça-feira (14), da reunião que tratou do plano de prevenção contra incêndio e pânico nos camarotes da Marquês de Sapucaí, no contexto do planejamento do Carnaval 2026. Representando a Instituição, o Defensor Público-Geral do Estado, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão, destacou a presença permanente da Defensoria nos grandes eventos realizados no Rio de Janeiro, com atuação direta no Sambódromo e em plantões noturnos.
Segundo o Defensor Público-Geral, a atuação institucional tem como foco garantir o acesso à justiça, oferecer orientação jurídica e promover o acolhimento da população em contextos de grande concentração de pessoas.
– A Defensoria Pública estará onde o povo estiver. Em eventos de grande porte, como o Carnaval, nossa presença é fundamental para assegurar direitos, prevenir violações e proteger os mais vulneráveis – afirmou Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão.
Durante os dias de desfile no Sambódromo, equipes da Defensoria Pública atuarão diretamente no local, em articulação com os demais órgãos do sistema de Justiça e da Segurança Pública. No Carnaval de 2025, além dos atendimentos jurídicos prestados, a Instituição teve atuação relevante na identificação e proteção de crianças e adolescentes, fortalecendo a política de cuidado integral voltada a esse público.
