Defensoria do Rio recebe Comissão Interamericana de Direitos Humanos

O Gabinete do Defensor Público-Geral participou, nesta sexta-feira (5), de uma reunião institucional com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que esteve na sede da DPRJ para tratar de pautas relacionadas a proteção dos direitos humanos no país. Estiveram presentes o Defensor Público-Geral do Estado, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão; o Subdefensor Público-Geral de Gestão, Flavio Eduardo Lethier Rangel; a Subdefensora Pública-Geral Institucional, Suyan dos Santos Liberatori; a Defensora Pública e Chefe de Gabinete, Luíza Lisbôa Amin Trompiere; o Assessor Parlamentar e de Relações Institucionais, Eduardo Quintanilha Telles de Menezes; além do Coordenador de Defesa Criminal, Marcos Paulo Dutra Santos, e do Subcoordenador de Defesa Criminal, Emerson de Paula Betta.
Representando a CIDH, participaram o presidente da Comissão, José Luis Caballero; a secretária executiva, Tânia Reneaum Panszi; a secretária executiva adjunta de Monitoramento, María Claudia Pulido; e integrantes da equipe técnica.

A visita ocorreu após a realização de oitivas conduzidas pela Comissão nos dias 4 e 5 de dezembro, para escuta de vítimas e familiares de casos de violência estatal no estado do Rio de Janeiro. Para viabilizar a agenda, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDEDH), disponibilizou parte de sua estrutura física e de sua equipe técnica para o trabalho da delegação internacional.
De acordo com o Defensor Público Marcos Paulo Dutra Santos, Coordenador do NUDEDH, a parceria reforça o papel central da instituição na promoção e proteção de direitos:
— Por meio dessa colaboração, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro reafirma o protagonismo na defesa intransigente dos direitos humanos em nível não só nacional, mas internacional — afirmou Marcos Paulo Dutra Santos.
Texto: Jéssica Leal.
VOLTAR
