A Defensora Pública e Subcoordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), Tathiane Campos, esteve em Brasília na última sexta-feira (14), para representar a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) na 1ª Semana da Autocomposição do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O objetivo do evento é promover a cultura da solução consensual de conflitos no âmbito do tribunal e do Sistema de Justiça brasileiro. 

A mesa de debate ‘Litígios coletivos complexos e consensualidade: a Cultura da Paz’ foi composta pelo Defensor Público da Defensoria Maranhense, Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo, ao lado da Defensora Pública Tathiane Campos, e da professora e advogada Simone Tassinari Cardoso.

— Nesta oportunidade, pude falar sobre a importância da tentativa de resolução extrajudicial dos conflitos, enaltecendo o papel da Defensoria Pública do Rio de Janeiro como uma instituição que é responsável por promover o acesso à justiça, priorizando a resolução extrajudicial do conflito, a partir de conciliação, mediação, arbitragem e outros meios de composição extrajudiciais — explicou a Defensora. 

O convite para a participação na mesa foi realizado pelo presidente do STJ, Herman Benjamin, e pela ministra Nancy Andrighi.

— Esse evento do STJ foi um convite e um ato de coragem para todos os membros do Poder Judiciário. Em um mundo de vozes tão apressadas, o maior ato de coragem é justamente saber ouvir — concluiu.

Texto: Ana Clara Prevedello



VOLTAR