A Defensora Pública Thaís Lima, Coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher (COMULHER) da DPRJ e Coordenadora Adjunta da Comissão Temática no CONDEGE participou na última terça-feira (11) do XVII Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FONAVID), realizado em São Luís (MA), entre os dias 10 e 14 de novembro. O evento, que reuniu especialistas de todo o país, teve como eixo central a discussão sobre como a educação e a comunicação podem contribuir para a erradicação da violência doméstica e familiar contra mulheres.

A participação da Defensora ocorreu no segundo dia do encontro, durante o Painel 1, dedicado às percepções das usuárias do sistema de justiça e à assistência jurídica qualificada. Para contextualizar a relevância do encontro, a Defensora destacou:

— O FONAVID é um evento muito relevante de construção de enunciados e políticas judiciárias para o aprimoramento dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em todo o Brasil. E nossa participação na mesa sobre assistência qualificada trouxe, para o centro da discussão, o papel da Defensoria Pública na garantia de que as mulheres mais vulneráveis sejam ouvidas e sejam prioridade também dentro do Poder Judiciário — afirmou ela, que teve as falas aplaudidas por todo o público presente.

Ao enfatizar a escuta das assistidas e o fortalecimento da assistência jurídica qualificada, a Defensora reforçou a missão institucional da DPRJ e a importância de assegurar que políticas judiciais considerem, de fato, as múltiplas realidades e necessidades das mulheres em situação de violência.

Texto: Mylena Novaes



VOLTAR