Em reunião na ANS, ficou estabelecido que a Unimed Brasil assumirá o plano da Unimed FERJ, garantindo a continuidade do atendimento aos usuários.

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) participou, na última segunda-feira (10), de uma reunião na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) destinada a discutir a manutenção do atendimento aos usuários vinculados à Unimed FERJ. Além da Instituição, estiveram presentes representantes da Unimed Brasil, do Sistema Unimed e do Ministério Público.

No encontro, foi acordado que a gestão do plano de saúde atualmente sob responsabilidade da Unimed FERJ será transferida para a Unimed Brasil. A decisão visa preservar a prestação dos serviços de assistência à saúde, assegurando continuidade e estabilidade aos beneficiários.

A Defensora Pública e Subcoordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor  (NUDECON), Tathiane Campos, explicou que os beneficiários não devem perceber mudanças no uso do plano após a transferência de gestão. De acordo com ela, o consumidor continuará seguindo sua rotina normalmente.

—Não haverá nenhuma mudança prática para o consumidor, pois ele continuará realizando o pagamento dos seus boletos regularmente. A alteração ocorrerá apenas na administração do plano, que deixará de ser feito pela Unimed FERJ e passará à responsabilidade da Unimed Brasil— afirmou.

A Subcoordenadora destacou que essa mudança tende a trazer maior estabilidade ao atendimento.

 —Com isso, os atendimentos vão se regularizar, pois o prestador de serviço e o médico cooperado possuirão mais confiança no pagamento e repasse de valores—completou.

Sobre a continuidade dos atendimentos, a Defensoria também reforçou que a transição foi estruturada justamente para impedir qualquer tipo de interrupção nos atendimentos e tratamentos já em andamento. Procedimentos previamente autorizados permanecerão válidos e não serão afetados pela mudança administrativa.

Além disso, o acordo firmado prevê a manutenção da rede credenciada, com o objetivo de proteger o direito dos consumidores e evitar que os usuários enfrentem dificuldades ou perda de serviços durante esse processo de transferência de gestão. 

A DPRJ seguirá monitorando a fase de transição e as medidas que forem implementadas, a fim de assegurar que os direitos dos beneficiários sejam preservados e que o acordo seja cumprido. O órgão reforça seu compromisso permanente com a defesa dos usuários de planos de saúde.

Texto: Mylena Novaes



VOLTAR