A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro participou, nesta quarta-feira (24), da ação social promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no último domingo (21). O evento acontece no Fórum Central, no Centro do Rio, e segue até amanhã (25), das 10h às 17h, oferecendo uma série de serviços gratuitos voltados para a promoção da inclusão e da acessibilidade.

Representaram a Instituição, a Coordenadora do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Nuped), Mabel Neves Arce; a titular da Defensoria da Infância, da Juventude e do Idoso de Madureira, Aline Elisabeth Velho Wuillaume; e a titular do Núcleo de Primeiro Atendimento de Família de Madureira, Patrícia Lomba Villela Bastos. Estagiários do Nuped e da Coordenação de Projetos Institucionais (COGPI) também participaram da ação. Neste primeiro dia de encontro, o Defensor Público-Geral do Estado, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão, e a Subdefensora Pública-Geral Institucional, Suyan dos Santos Liberatori, também prestigiaram o evento junto as demais autoridades presentes.

Entre os serviços disponíveis estão atendimentos de saúde (audiometria e oftalmologia), assistência social, serviços de beleza, cadastro para vagas de emprego e acompanhamento para a gratuidade do cartão Jaé, além de orientação jurídica prestada pela DPRJ. Durante o dia, a Defensoria realizou atendimentos, orientações jurídicas e elaborou petições iniciais, principalmente na área de curatela.

Segundo a Defensora Pública Mabel Neves Arce, a parceria com o Tribunal de Justiça possibilitará que, nesta quinta-feira (25), algumas das ações já distribuídas tenham andamento imediato:

— Prestamos orientação jurídica, realizamos atendimentos e elaboramos iniciais, em sua maioria de curatela. O interessante é a ação também conta com juízes no local para a realização de audiências, inclusive com possibilidade de sentenças na hora, fortalecendo ainda mais essa parceria com o TJ — destacou a Defensora.

A programação do evento também inclui palestras sobre temas como “Mulheres e deficiências”, “Saúde em foco”, “Pais atípicos”, “Políticas e protocolos judiciais”, “Empregabilidade”, “O Transtorno do Espectro Autista sob múltiplas perspectivas” e “Educação inclusiva”.



VOLTAR