O Polo de Mediação e Ações Restaurativas (POMAR) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) realizou, na última sexta-feira (19), a segunda edição da oficina “Acolhendo o Conflito”. A atividade teve como propósito apresentar, de forma leve e acessível, conteúdos relevantes que contribuíssem para a ampliação do repertório das(os) integrantes da Defensoria, favorecendo a adequada atuação em situações de conflito inerentes ao cotidiano institucional. A iniciativa foi realizada de forma remota, pela plataforma Google Meet, e contou com a participação de Defensoras e Defensores Públicos, servidoras(es), residentes jurídicas(os) e estagiárias(os).

Para a Defensora Pública e Subcoordenadora do POMAR, Larissa Davidovich, a oficina se mostrou fundamental e transformadora:

— Quando capacitamos as(os) integrantes da Defensoria em temas como este, nosso objetivo vai além de aprimorar o desempenho institucional. Buscamos, principalmente, uma transformação na forma de pensar, que nos leve a abordar os conflitos priorizando a preservação dos relacionamentos e o cuidado com as pessoas envolvidas — explicou a Defensora Pública.

Durante o encontro, foi proposta uma atividade em que as(os) participantes foram convidadas(os) a anotar, em um pedaço de papel, quando foi a última vez que se depararam com alguma situação de conflito e de que maneira costumam se comportar emocionalmente diante dessas situações.

A atividade buscou estimular uma percepção mais consciente e acolhedora dos conflitos, reforçando que eles são parte natural da vida em sociedade e podem se tornar oportunidades de crescimento, aproximação e construção de relações mais saudáveis, fortalecendo o ambiente institucional e o cuidado com as pessoas envolvidas.

 



VOLTAR