A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) vai reforçar as ações do CadMóvel Carioca, serviço itinerante da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio (SMAS) que leva atendimento do CadÚnico a diferentes bairros da cidade.  A primeira atividade da parceria, intitulada Ação Documenta Rio, acontece neste sábado, 30, das 8h às 15h, no CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima, Rua Nova, 122 - Rio das Pedras, Jacarepaguá.

A participação da Defensoria ocorrerá uma vez por mês, com oferta de serviços como orientação jurídica, emissão de segunda via de documentos e registro tardio de nascimento para pessoas que nunca foram registradas. O Documenta Rio já conta com a colaboração do Detran-RJ.

— A parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social reafirma o reconhecimento e a relevância da Defensoria Pública do Rio junto à sociedade. Vamos atuar com foco na documentação básica de pessoas em situação de vulnerabilidade. Nosso objetivo é garantir que essas pessoas possam se inscrever no CadÚnico e acessar políticas públicas essenciais. Essa atuação representa um passo importante para a promoção da cidadania e a inclusão social — afirmou a Defensora Pública Mirela Assad Gomes, coordenadora-geral de Programas Institucionais da DPRJ.

Criado pela SMAS, o CadMóvel Carioca tem como objetivo descentralizar o atendimento do Cadastro Único para programas sociais, aproximando a política de assistência social das comunidades e facilitando o acesso da população a benefícios como Bolsa Família e Tarifa Social de Energia Elétrica.

— Contar com a Defensoria Pública no Documenta Rio vai ampliar a oferta de serviços e a garantia de direitos para os usuários que buscam o CadMóvel Carioca. Somos muito gratos por esta parceria — ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Martha Rocha, na reunião realizada em 15 de julho, que definiu os detalhes da participação da DPRJ no serviço itinerante.



VOLTAR