DPRJ realiza palestra sobre inteligência emocional com foco na CRC

Em comemoração ao Dia dos Estagiários, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), por meio da Coordenação da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), promoveu nesta sexta-feira (22) uma palestra sobre inteligência emocional destinada aos estagiários da CRC. O encontro reuniu 63 participantes e lotou o Auditório do Menezes Côrtes, evidenciando o interesse e a relevância do tema para o cotidiano de trabalho.
O objetivo da palestra foi oferecer ferramentas para que os estagiários da CRC aprendam a lidar com o estresse e compreendam melhor as emoções que surgem na rotina de atendimento ao público. A inteligência emocional é um tema central para diversas áreas da vida, pois contribui para o autoconhecimento, a tomada de decisões, a capacidade de expressar emoções de forma saudável e, principalmente, para o bem-estar psicológico e social. Também atua como recurso essencial na mediação e resolução de conflitos.
Ministrada pela Defensora Pública aposentada, Coordenadora de Saúde Ocupacional (COSOCUP) e Psicóloga Patrícia Saavedra, a palestra abordou tópicos como o estudo das emoções, os componentes da inteligência emocional, a influência da ansiedade na motivação e na qualidade de vida, estratégias de manejo do estresse e estímulo à criatividade.
Durante o evento, foi ressaltado que a ausência de inteligência emocional pode inclusive afetar a saúde física, já que síndromes como o Burnout têm origem emocional, mas manifestam sintomas físicos como fadiga, dores de cabeça e outros problemas corporais. Nesse contexto, promover um espaço de reflexão e aprendizado sobre o tema se mostra fundamental para preservar a saúde integral dos estagiários.
— Nosso evento foi fundamental para que a gente pudesse ter um melhor diálogo e ampliar nossa percepção para aquilo que realmente importa dentro da CRC. São inúmeras demandas que surgem, e é preciso ter uma escuta ativa, não apenas registrar marcações ou documentos, mas dar suporte para que esses assistidos se sintam de fato acolhidos — afirmou a Defensora Patrícia Saavedra.
Os próprios estagiários destacaram a importância desse tipo de iniciativa, ressaltando que o acolhimento é parte essencial de um atendimento de qualidade que vai além da transmissão de informações. Muitas vezes, os assistidos procuram não apenas respostas técnicas, mas alguém que os escute com atenção e empatia. Esse tipo de escuta pode ser decisivo para acalmar o cidadão, ajudá-lo a refletir antes de tomar decisões comprometedoras e compreender melhor seus direitos e possibilidades de ação.
— Hoje nós tivemos um dia muito interessante com a Defensora Patrícia. Nós aprendemos como gerir as emoções e manusear o estresse no dia a dia, conciliando não só nossa rotina de estagiário, mas também de estudante. A Defensoria tem estagiários jovens na CRC e foi muito gratificante, inclusive, ter um momento de descompressão, foi muito bom mesmo. Parabéns a todos por nos proporcionar isso — ressaltou Matheus, estagiário da CRC
Texto e foto: Rafaela Jordão
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