DPRJ promove ação nacional “Meu Pai Tem Nome” no Clube do Vasco

Milhões de brasileiros convivem com um espaço em branco no campo destinado ao nome do pai na certidão de nascimento. É para mudar essa realidade que a campanha “Meu Pai Tem Nome” mobiliza Defensorias Públicas de todo o país. No Rio de Janeiro, a ação será realizada neste sábado (16), das 9h às 15h, no Clube de Regatas Vasco da Gama, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ). Promovido anualmente pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), o mutirão busca garantir o reconhecimento da paternidade e fortalecer vínculos familiares, acontecendo de forma simultânea em diversos estados.
Nesta etapa, serão entregues os laudos das coletas de DNA realizadas no dia 23 de julho, também nas dependências do clube. Ao todo, foram coletadas 72 amostras, das quais 63 já tiveram resultado emitido. Outras 19 análises devem ser concluídas até o dia da ação. A programação também contará com rodas de conversa conduzidas pelo Polo de Mediação e Ações Restaurativas (POMAR) da DPRJ.
– A entrega do laudo é um momento significativo para as famílias, no qual muitas emoções e afetos afloram. As rodas oferecidas pelo POMAR são espaços seguros de acolhimento, onde os assistidos têm a oportunidade de refletir sobre família e parentalidade responsável, sobre os legados familiares e sobre o tipo de família que desejam construir a partir desse momento – afirma a Defensora Pública e coordenadora do POMAR, Ana Rosenblatt.
Uma novidade nesta edição será a presença do 9º Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) de São Cristóvão, que participará da ação em caráter inédito. O cartório ficará responsável por dar entrada imediata na Averbação da Paternidade, etapa que normalmente exige que a pessoa, após receber o laudo positivo, compareça em outro momento ao RCPN para solicitar a inclusão do nome do pai na certidão. Com essa parceria, as famílias atendidas já poderão iniciar o processo no próprio local do evento, recebendo orientação e suporte especializado, e depois apenas aguardar os trâmites para retirar a nova certidão no cartório. Essa integração representa um importante ganho de agilidade e acolhimento para os assistidos.
O evento também apresentará a possibilidade de solucionar eventuais discordâncias familiares por meio do diálogo. Quem desejar poderá sair das rodas já com uma data agendada para atendimento com mediadoras do POMAR. Além da Defensoria Pública, participam da ação o Detran-RJ e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Durante o evento, uma camisa oficial do Vasco será autografada pelos jogadores, reforçando o engajamento do clube com a causa. Também serão realizadas novas coletas de DNA, com estimativa de atendimento a 600 pessoas.
– A participação da DPRJ nesta campanha do Condege reforça nosso compromisso com a infância e juventude. Reconhecer e averbar a paternidade de forma rápida e acolhedora significa respeito ao próximo e reafirma a excelência da atuação da DPRJ em prol dos mais vulneráveis – destaca a Coordenadora de Programas Institucionais da DPRJ, Mirela Assad.
Texto: Leonardo Fernandes
VOLTAR
