NEAPI garante inscrições presenciais para idosos no Feirartes

Um avanço para os idosos. A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (NEAPI) e do Núcleo de Fazenda Pública, conseguiu facilitar a inscrição de expositores 60+ nas Feiras Especiais de Arte, as Feirartes, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Antes, as inscrições para os editais das Feirartes eram feitas por aplicativo ou presencialmente, com a necessidade de marcação por email. O uso obrigatório da tecnologia acabava dificultando a participação de expositores com mais idade, que buscaram a Defensoria Pública para resolver o problema.
Em poucos dias, mediante o envio de ofício e reunião com o Secretário Municipal da Cultura, Lucas Padilha, o NEAPI atuou e conseguiu garantir junto à Secretaria Municipal de Cultura modificações no edital que permitam que pessoas com mais de 60 anos possam se inscrever, e quando houver necessidade, interpor recursos também de forma presencial.
– A partir do recebimento dessa demanda, o NEAPI e o Núcleo de Fazenda Pública, procuraram a Secretaria Municipal de Cultura, para chamar atenção nas dificuldades que os idosos enfrentam no manuseio da internet, inclusive para enviar emails. Procuramos ressaltar que o Estatuto da Pessoa Idosa assegura uma série de direitos a essas pessoas, exigindo do poder público políticas que garantam sua inserção social e acesso às informações em geral. — ressaltou Valmery Jardim Guimarães, Coordenador do NEAPI.
Texto: Rafaela Jordão
VOLTAR
