Saúde e direitos da mulher negra são foco de ação em Nova Iguaçu

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro participou, na manhã do dia 23, de uma mobilização realizada na cidade de Nova Iguaçu em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, ambos oficialmente celebrados em 25 de julho. A ação aconteceu na Praça do Céu Jardim Paraíso e teve como tema central a saúde da mulher negra.
O evento reuniu diversos serviços gratuitos voltados ao público feminino, especialmente às mulheres negras, e contou com a presença de representantes da Defensoria Pública e de diferentes secretarias municipais. Entre as autoridades presentes estavam as Defensoras Públicas Susana Cadore Nunes Barreto, da 2ª Defensoria do Núcleo de Combate ao Racismo e à Discriminação Étnico-Racial e do 5º Núcleo Regional de Tutela Coletiva, e Luiza Leite Vanzin, Defensora Pública do Plantão Noturno da Capital, que representou a Coordenadoria de Promoção da Equidade Racial.
Com foco na promoção de direitos e no acesso à cidadania, a iniciativa teve como objetivo não apenas oferecer atendimento, mas também fomentar o debate sobre racismo estrutural e desigualdade de gênero.
— A presença do Estado nesses territórios é fundamental para que possamos garantir às mulheres negras o acesso efetivo a direitos básicos, como saúde, justiça e dignidade. A Defensoria Pública está aqui para escutar, orientar e lutar junto com essas mulheres, promovendo o acesso à cidadania de forma concreta e respeitosa — destacou a Defensora Pública Susana Cadore.
A Defensoria Pública ofereceu atendimentos jurídicos gratuitos em áreas como pensão alimentícia, guarda, tutela, divórcio e alvarás, reforçando seu papel essencial na promoção da justiça social.
Além do acompanhamento jurídico, o evento também contou com atendimento de trancistas; com o Ônibus da Saúde da Mulher, que realizou atendimentos e exames voltados ao cuidado com a saúde feminina; e com serviços da Assistência Social, como atendimento do Cadastro Único, emissão de isenções e ações voltadas à igualdade racial e aos direitos humanos.
VOLTAR
