A expectativa é que o canal, voltado exclusivamente ao atendimento de Defensores Públicos, acelere a resolução extrajudicial de demandas de saúde

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e a operadora de saúde Amil oficializaram, nesta quinta-feira (3), um Termo de Cooperação que cria um canal exclusivo de comunicação direta entre defensores públicos e a empresa. A nova ferramenta funcionará por meio do WhatsApp, 24 horas por dia, e estará disponível para todos os 103 núcleos de atendimento da Defensoria, além dos dez postos do Plantão Judiciário — inclusive nos fins de semana e feriados. A cerimônia de assinatura foi realizada na sede do Nudecon, com a presença de representantes das duas instituições.

A iniciativa integra a ampliação do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Defensoria e a Amil, que já mantinham diálogo institucional desde 2015. A expectativa é que o canal, voltado exclusivamente ao atendimento de defensores públicos, acelere a resolução extrajudicial de demandas de saúde, evitando a judicialização de casos que podem ser solucionados de forma administrativa, com mais dignidade e acolhimento para os assistidos da DPRJ.

— Ampliar esse canal direto com a Amil, agora também para os plantões judiciários diurno e noturno, é um avanço importante. Estamos falando de uma forma mais célere, eficiente e humanizada de resolver conflitos que muitas vezes envolvem situações de urgência — destacou Luciana Telles da Cunha, coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON) da DPRJ.

Mais de 40 profissionais da Amil das áreas de Ouvidoria, Atendimento, Jurídica e Médica foram mobilizados para integrar a equipe responsável pelo canal. Todos passaram por treinamentos específicos sobre os fluxos de atendimento e o papel social da Defensoria Pública. Em casos urgentes, a operadora se compromete a responder, em até duas horas, se irá autorizar o procedimento — como internações ou cirurgias — evitando a necessidade de ações judiciais.

— Essa é uma iniciativa concreta e inédita no setor de saúde que reforça o compromisso da Amil com o respeito ao consumidor e a busca por soluções eficazes. Mais do que contribuir para a redução da judicialização, queremos garantir que nosso cliente, especialmente o mais vulnerável, tenha sua demanda resolvida com empatia e agilidade — afirmou Juliana Pereira, vice-presidente de Clientes da Amil.

O canal será acessado exclusivamente por defensores e defensoras, que farão contato com a operadora em nome do assistido. Casos não urgentes, como autorizações para terapias, seguirão fluxos diferenciados e prazos maiores, mas sempre com o objetivo de evitar a via judicial. A proposta é que essa parceria sirva de modelo e estimule outras operadoras a adotarem práticas semelhantes.

— Esse é um canal direto de conciliação, disponível para todos os defensores do estado, e não apenas para o Nudecon. É uma estrutura criada pela Amil a partir da insistência da Defensoria, que poderá ser decisiva para resolver rapidamente situações que, antes, dependiam de medidas judiciais — concluiu a Defensora Luciana Telles.

Texto: Melissa Rachel Cannabrava



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