A Defensoria Pública do Estado do Rio ganhou a premiação de Melhor Estratégia Digital na Pesquisa Nacional de Gestão de Tecnologia nas Defensorias Públicas Estaduais, revelada nesta sexta-feira (27), durante a 1ª edição do Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias Públicas Estaduais (CNTI.Def), em Foz do Iguaçu. O evento acontece em paralelo ao Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação das Instituições das Defensorias Públicas do Brasil (Enastic).
 
A DPRJ se destacou por ter automatizado transações, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis. Também foi levada em conta a identidade digital, que facilita o acesso do cidadão aos serviços sem que seja necessário o deslocamento presencial. Outro destaque foi o monitoramento de seus sistemas em tempo real, com uso de centros de operações integrados, o que melhora a segurança e a confiabilidade. Além disso, houve a modernização do  atendimento digital, com foco na experiência do cidadão e projetos de inovação com linguagem simples e metodologias ágeis, facilitando a experiência do usuário. 

— Sem dúvida, levamos esse prêmio graças ao somatório de fatores cruciais: a força de trabalho incansável da nossa equipe de TI, que se dedica a cada desafio; a nossa aposta e sucesso nas transações automatizadas, que agilizam nossos processos; a construção de uma identidade digital robusta para a Defensoria, que nos projeta nacionalmente; e, claro, uma gestão eficiente de ativos, garantindo que cada recurso seja otimizado. É a união desses elementos que nos colocou no pódio — comemorou o Defensor Público Anderson Marinovic , Secretário da Tecnologia da Informação e Comunicação da DPRJ.

A pesquisa tem três pilares: coletar e compartilhar informações; criar métricas-chave; e premiar os destaques em relação à execução digital e ao modelo operacional adotados. Para identificar as Defensorias mais avançadas, o estudo aplicou a metodologia Digital Execution Scorecard (DES), que analisa as prioridades de estratégia constatadas em cada instituição. Os dados trabalhados na pesquisa foram fornecidos pelas próprias Defensorias.

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro foi aquela que atingiu a maior pontuação na avaliação da execução de sua estratégia digital, com nota 55,53, superando todos os outros estados.

Texto: Elisa Soupin

 



VOLTAR