FONADEM discute estratégias para defesa dos direitos das mulheres

Primeira defensora pública do Brasil, Maria Nice, foi lembrada em uma homenagem póstuma
Defensoras e defensores de todo o país se reuniram entre os dias 16 e 18 de junho, em Belo Horizonte, para o III Fórum Nacional das Defensorias Públicas para a Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (FONADEM). O encontro teve como objetivo a construção de um protocolo de atuação das Defensorias com perspectiva de gênero, raça e outros marcadores de desigualdade.
A programação incluiu debates sobre propostas que buscam uniformizar diretrizes de atendimento e qualificar o acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Durante o Fórum, a trajetória da primeira defensora pública mulher do Brasil, Maria Nice, foi lembrada em uma homenagem póstuma. Ela recebeu, simbolicamente, o prêmio Umbelina Lopes, entregue à defensora Thais dos Santos Lima em nome da Defensoria do Rio, em reconhecimento ao pioneirismo de Maria Nice na luta pelos direitos das mulheres.
— É muito gratificante para todas nós defensoras públicas ver a primeira mulher que atuou como defensora no Brasil ser homenageada. Isso simboliza o reconhecimento do trabalho daquelas que nos precederam e abriram muitas portas pelas quais hoje podemos passar. Maria Nice é um marco da igualdade de gênero no sistema de justiça — disse a defensora Thais dos Santos Lima.

Comissão elege nova gestão
A Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres realizou uma reunião para definir a nova gestão. Em decisão colegiada, foram escolhidos os nomes que estarão à frente dos trabalhos no próximo período.
A defensora pública Larissa Machado, representante da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPPA), foi eleita a nova coordenadora da comissão. Para o cargo de coordenadora adjunta, foi escolhida a defensora pública Thaís dos Santos Lima, da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ). Rafaela Ribeiro Mitre, da Defensoria Pública do Distrito Federal, assume como secretária-geral.
Também estiveram presentes no evento a coordenadora da Infância e Juventude, defensora Letícia Kirchhoff; a coordenadora de Promoção da Equidade Racial, defensora Luciana Mota e a coordenadora do Núcleo do Sistema Penitenciário (NUSPEN), defendora Thais Lima; bem como a subcoordenadora Cível, defrnsora Ana Carolina Klein; a subcoordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensora Cristiane Xavier; e a subcoordenadora de Defesa Criminal, defensora Rafaela Garcez.
— É uma honra compor esta nova gestão. Seguiremos trabalhando de forma colaborativa e incansável na construção de políticas e estratégias que garantam a equidade de gênero dentro e fora do sistema de justiça — comentou a defensora Thais Lima, que atua como coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher da DPRJ.
Texto: Melissa Cannabrava.
VOLTAR
