Defensoria participa de ação na Ceasa contra o trabalho infantil

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) realizou, nesta quinta-feira (12), uma ação em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, em parceria com a Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ). A iniciativa foi organizada pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica).
As Defensoras Públicas Letícia Kirchhoff, Coordenadora da Infância e Juventude (Coinfância) e Eufrásia Maria Souza, da Cdedica, participaram do evento. Para Letícia Kirchhoff, a ação reafirma a luta da DPRJ contra o trabalho infantil:
— O tema da campanha deste ano é 'Toda criança que trabalha perde a infância e o futuro'. Isso acontece porque a criança que trabalha antes da idade permitida acaba tendo sua infância roubada, além de estar exposta a acidentes e outras violações — afirmou a Defensora.
A mobilização contou ainda com a presença de profissionais das secretarias municipal e estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, além de representantes do Ministério Público do Trabalho. Eles esclareceram o que caracteriza o trabalho infantil e os prejuízos dessa prática para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
— Precisamos combater o trabalho infantil com informação, políticas públicas e ações concretas. E, além de dizer não ao trabalho infantil, precisamos dizer sim à solidariedade — declarou Carlos Quintanilha, diretor técnico da Ceasa.
Diversos órgãos e instituições participaram da ação. O Detran-RJ ofereceu serviços de emissão de documentos; a Secretaria Municipal de Saúde aplicou vacinas contra gripe e tríplice viral; e a Cedae distribuiu mudas por meio do projeto Replantando Vidas.

A população teve acesso a uma variedade de serviços gratuitos, como cortes de cabelo, tranças, design de sobrancelhas, atendimento com barbeiro e sessões de massoterapia, promovendo cuidados e bem-estar.
A iniciativa integra uma agenda permanente das instituições que atuam na proteção da infância, reafirmando o compromisso coletivo com a erradicação do trabalho infantil e a promoção de um desenvolvimento pleno para crianças e adolescentes.
O evento ocorreu na sede da Ceasa-RJ, no bairro de Irajá, e incluiu a distribuição de cartilhas informativas pela Defensoria Pública, com orientações sobre os serviços disponíveis à população.
Texto: Leonara Moura
VOLTAR
