DPRJ e Patrulha Maria da Penha se unem em defesa das mulheres

Em uma importante ação de articulação com a rede de enfrentamento à violência de gênero, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro promoveu, na última terça-feira (20), uma capacitação para policiais militares da Patrulha Maria da Penha. A coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher da DPRJ, participou da ação na ministração de aulas sobre os direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, e o papel da Defensoria Pública na garantia desses direitos.
Durante o encontro, foram abordados os diversos tipos de violência que as mulheres podem sofrer e os recursos que a Defensoria Pública oferece, como o pedido de medidas protetivas, o acompanhamento em casos de descumprimento dessas medidas e a assistência jurídica em ações de família, como divórcio, guarda e pensão alimentícia. A Defensoria também oferece assistência jurídica à mulher, inclusive com acompanhamento nas audiências processuais e realização de peticionamentos e pedidos no processo criminal em que o agressor responde na justiça.
– A capacitação dos policiais da Patrulha Maria da Penha é fundamental para que as mulheres se sintam mais seguras e acolhidas ao denunciarem seus agressores e saibam como buscar o atendimento da Defensoria Pública. – Ressaltou a coordenadora da Defesa da Mulher da Defensoria do Rio, Defensora Thais Lima.
VOLTAR
