No dia 29 de abril, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi palco do evento “Abril verde: Que a nossa fé floresça em paz” em alusão ao Abril Verde – mês dedicado à conscientização, ao combate e à prevenção da intolerância religiosa. A iniciativa, organizada pelo deputado estadual Professor Josemar, presidente da Comissão de Combate às Discriminações da ALERJ, reuniu autoridades e representantes de instituições que atuam diretamente na promoção do enfrentamento ao racismo religioso.

O encontro contou com a participação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro representada pela Defensora Pública Luciana Mota, coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUCORA). Durante seu discurso, a defensora apresentou um panorama das ações do NUCORA e enfatizou o papel da instituição como garantidora do acesso gratuito à justiça e à cidadania.

— Representa um reconhecimento do Poder Legislativo do trabalho que vem sendo desempenhado pela Defensoria Pública no combate ao racismo e na promoção da equidade racial—  ressaltou a doutora Luciana, ao receber uma homenagem.

Também participaram da cerimônia Leonardo Lázaro Faslon, do Ilê da Oxum Apará, e Kinny Kayode, representante da Comissão de Combate ao Racismo da OAB de São Gonçalo.

O evento contou com uma apresentação cultural de valorização das expressões afro-brasileiras e a resistência por meio da arte e foi encerrado com uma mensagem de respeito, diversidade e compromisso coletivo na luta contra todas as formas de discriminação.

Texto: João Pedro Urbano 



VOLTAR