Defensoria realiza roda de escuta com moradores de Duque de Caxias

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro promove, nesta quarta-feira (16), mais uma edição do projeto Defensoria de Portas Abertas, desta vez no município de Duque de Caxias. A ação acontece das 10h às 13h, na Rua Sebastião de Oliveira, em Vila Meriti, e tem como objetivo promover uma escuta qualificada da população Caxiense.
A iniciativa consiste em rodas de conversa orientadas pelas demandas coletivas dos grupos atendidos pela Defensoria. Além de ouvir, o projeto busca construir estratégias que transformem as necessidades dos moradores em ações concretas de defesa e promoção de direitos.
Esta edição será conduzida pelo 4º Núcleo Regional de Tutela Coletiva (4º NREGT), que estará no local para ouvir os principais problemas enfrentados pela população. Entre os temas que devem surgir na conversa estão a falta de vagas em creches, o déficit de profissionais de saúde, a ausência de infraestrutura urbana adequada, falhas no transporte público, entre outras questões que afetam o dia a dia dos moradores.
De acordo com a Defensora Pública Mariana Pauzeiro, o objetivo é reunir informações que possam subsidiar a atuação institucional da Defensoria Pública na busca por soluções efetivas e estruturantes para o município.
– Queremos estar onde a população está. Por isso, mudamos o formato e levamos o projeto até os territórios, em locais onde já há atuação da sociedade civil. Assim, fortalecemos o vínculo com essas comunidades, apresentamos os serviços da tutela coletiva e pensamos juntos caminhos para resolver as demandas locais – explica a defensora.
VOLTAR
