Nesta sexta-feira (21), a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) promoveu a primeira edição do projeto de Equidade Racial, no Centro Cultural Meritinense, Rua Panamense, S/N, Jardim Meriti, São João de Meriti. 

A ação realizada das 9h às 13h teve como objetivo fornecer atendimentos de demandas de baixa complexidade, atendimento jurídico e especializado para questões raciais e LGBT+, além de uma roda de conversa com especialistas. 

De acordo com a coordenadora da Promoção da Equidade Racial, defensora Luciana Mota, no dia 21 de Março comemora-se o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. 

— A Defensoria Pública tem o compromisso de promover a equidade racial e lutar para combater o racismo. A escolha do município se deve à alta concentração de pessoas pretas e pardas na Baixada Fluminense (70%). O enfrentamento ao racismo não é uma pauta apenas comemorativa, mas sim uma pauta permanente de nossa atuação institucional — afirmou a defensora.

O projeto é uma parceria da Coordenação de Promoção da Equidade Racial (Coopera), da Coordenadoria Geral de Programas Institucionais (COGPI), do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (Nudiversis) e do 5º Núcleo de Tutela Coletiva. Também conta com o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), da Fesudeperj e da Prefeitura de São João de Meriti.

 

Texto: Kathleen Chelles 



VOLTAR