Defensoria Pública do Rio e INEA ampliam parceria
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e a Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) realizaram uma reunião para alinhar pautas prioritárias e ampliar a colaboração entre as instituições na defesa ambiental e na proteção de grupos vulneráveis. O encontro aconteceu nessa terça-feira (11), na sede do Inea.
A reunião é um desdobramento da parceria já existente entre o INEA e o Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria em Petrópolis, que vem promovendo ações para a ampliação de unidades de conservação ambiental e a proteção da fauna e flora na região serrana do Estado. Agora, a ideia é expandir essa atuação para outras áreas de interesse comum, fortalecendo políticas públicas voltadas à sustentabilidade e inclusão social.
Um dos focos dessa ampliação é o fortalecimento do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, que desempenham um papel fundamental na preservação ambiental e na economia circular do Estado, mas que ainda enfrentam desafios para garantir seus direitos e melhorar suas condições de vida.
– A Defensoria Pública, assim como o INEA, já vem atuando em diversas frentes. A parceria irá direcionar esforços conjuntos para assegurar direitos e promover políticas públicas que beneficiem a categoria, dentre outras como quilombolas, indígenas e ribeirinhos – destacou o defensor público Fábio Schwartz, coordenador de Saúde e Tutela Coletiva da DPRJ.
Além do impacto social, a Defensoria do Rio também tem se destacado por sua atuação nos campos ecológico e climático, com adoção de medidas proativas na área. O fortalecimento da parceria com o INEA visa ampliar essa atuação, garantindo a preservação dos ecossistemas e contribuindo para mitigar os impactos das mudanças climáticas.
– O aprimoramento dessa parceria com INEA também visa potencializar essa atuação de proteção da natureza e dos ecossistemas que desempenham um papel essencial em reduzir, ou ao menos postergar, os efeitos das mudanças climáticas, revertendo em benefício de toda a população do Estado – ressaltou Lucas Nunes, defensor titular do Núcleo de Tutela Coletiva sediado em Petrópolis.
Além de Fábio Schwartz e Lucas Nunes, participaram do encontro os representantes do INEA Cleber Ferreira, chefe da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (Dirbape), e Eduardo Lardosa, chefe do Serviço de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), acompanhados de suas equipes técnicas e jurídicas.
VOLTAR