O Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos dos Goytacazes, teve seu sistema de climatização reestruturado, com a instalação de seis aparelhos de ar-condicionado de 36 mil BTUs em todas as enfermarias da Clínica Cirúrgica, localizada no quinto andar. A medida foi divulgada após uma vistoria realizada pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e pelo CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro) no dia 16 de janeiro.

A inspeção constatou que diversas enfermarias estavam sem climatização, comprometendo o conforto de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, além de impactar a higiene do ambiente hospitalar. A vistoria contou com a presença do presidente da Fundação Municipal de Saúde e ocorreu no contexto de uma Ação Civil Pública (ACP) movida em janeiro pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que cobrava melhorias urgentes no HFM e no Hospital Geral de Guarus (HGG).

Apesar do avanço na climatização da Clínica Cirúrgica,  ainda há setores do hospital sem ar-condicionado, o que reforça a necessidade de continuidade nas reformas estruturais.

— Ficamos felizes em saber que a Clínica Cirúrgica do quinto andar já está totalmente climatizada. Contudo, é importante dizer que diversas áreas do hospital seguem sem conforto térmico, como é o caso das enfermarias do quarto andar. O município precisa dar sequência às reformas estruturais e elétricas para garantir a total climatização do hospital — afirmou a defensora pública de Tutela Coletiva, Carolina Henning.
 
A Ação Civil Pública segue em andamento, e uma audiência sobre o caso está prevista para março.



VOLTAR