A Defensoria Pública do Acre (DPE-AC) sediou, nesta quinta-feira (30), a 93ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). O evento, realizado no Hotel Nobile Suítes Gran Lumni, em Rio Branco, reuniu defensoras e defensores públicos-gerais de diversos estados. Entre os participantes, estava o defensor público-geral do Rio de Janeiro, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão.

Na abertura, os participantes foram recepcionados com uma apresentação do líder espiritual Mapu Huni Kuin, em reconhecimento às culturas indígenas e ao compromisso da Defensoria Pública com a diversidade e os direitos dos povos originários. 
 

A defensora pública-geral do Acre, Simone Santiago, destacou a importância do encontro para o fortalecimento institucional e a troca de experiências entre as unidades estaduais da Defensoria.

Na pauta da reunião, destacaram-se questões estratégicas para a atuação institucional, incluindo a pesquisa nacional da Defensoria Pública de 2025, realizada pelo Condege em parceria com o Colégio Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais (CNCG) e a Defensoria Pública da União. Outros temas abordados foram o Conselho Nacional das Defensorias Públicas e a criação de um Comitê de Precedentes Nacional.

Durante a reunião, o Condege prestou homenagem à defensora pública-geral do Acre, Simone Santiago, em reconhecimento ao seu trabalho no colegiado.



VOLTAR