Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão assina termo de transmissão do cargo de Defensor Público-Geral

 

O trabalho já começou na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, com sua nova Administração Superior. Nesta quinta-feira (2), o Defensor Público-Geral, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão, assinou o termo de transmissão do cargo para o biênio 2025-2026. O ato, realizado na sede administrativa da Defensoria, no Centro do Rio, formalizou a transição da gestão conduzida pela ex-defensora pública-geral Patrícia Cardoso.

Antes da assinatura do ato, Paulo Vinicius se reuniu com a nova equipe no auditório do 2º andar da sede administrativa. Entre os presentes estavam o Subdefensor Público-Geral de Gestão, Flavio Eduardo Lethier Rangel; a Subdefensora Pública-Geral Institucional, Suyan dos Santos Liberatori, e a Chefe de Gabinete, Luiza Lisboa Amin Trompiere.

—  Enfim chegou o tão esperado 2025. É um prazer e uma honra estar aqui como Defensor Público-Geral. Quero agradecer a todos que estão aqui hoje, que aceitaram essa missão. Olhem ao redor e verão que temos um grupo sensacional, absolutamente diverso e pronto para realizar mudanças que impactarão no fortalecimento institucional e na melhor prestação do serviço público — destacou o novo defensor-geral.

Posse solene no dia 16 de janeiro

Nomeado pelo Governador Cláudio Castro no dia 26 de novembro, Paulo Vinícius foi eleito Defensor Público-Geral com 63,4% dos votos das Defensoras e Defensores que participaram da eleição para a escolha do ocupante do cargo, realizada no dia 8 de novembro.

O novo Defensor Público-Geral tem uma carreira consolidada. Defensor público desde 2006, atuou em 28 municípios. Foi titular em Campos dos Goytacazes, São Pedro da Aldeia e Queimados. Atualmente, é titular da 1ª Vara Cível de Nilópolis. Além disso, foi presidente da Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (CAMARJ) por dois mandatos consecutivos.

Além de ser professor universitário, já desempenhou funções administrativas na Defensoria Pública, como Diretor administrativo da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (Fesudeperj) em 2015 e Secretário-geral da Defensoria Pública em 2016.

A posse solene do novo Defensor Público-Geral do Estado do Rio de Janeiro está prevista para o dia 16 de janeiro.



VOLTAR