O Dia da Servidora e do Servidor da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), celebrado na última sexta-feira (22), foi marcado por uma programação que visou explorar a reflexão, gratidão e movimento. Após a abertura, o evento seguiu com a palestra magna “Saúde Financeira em Equilíbrio”, ministrado pelo subcoordenador do Núcleo de Defesa do Consumirdor (Nudecon), Thiago Henrique Basílio.

O defensor trouxe à tona um tema essencial para o cotidiano dos servidores: a gestão financeira consciente. Ele abordou questões como as diferenças entre endividados e superendividados, as causas do endividamento e apresentou estratégias para evitar dificuldades financeiras.

— A garantia do salário todo mês não é sinônimo de estabilidade financeira. Planejamento é essencial — alertou.
Entre as principais dicas, destacou o cuidado com o uso do cartão de crédito, a importância de criar reservas de emergência e o planejamento para a aposentadoria.

— A nossa atuação é muito voltada para esse trabalho de orientação e de consciência. Gostaria de parabenizar a todos vocês pelo dia de hoje e reforçar que o Nudecon está sempre à disposição para os colegas — concluiu Basílio, reforçando o papel do Nudecon como aliado no enfrentamento de desafios financeiros.

A força da gratidão: ‘Sou Grata(o) e Falo!’

Dando continuidade à programação, a Coordenação de Recursos Humanos promoveu o Sou Grata(o) e Falo!, iniciativa que celebra dois anos de existência, com 952 mensagens de reconhecimento já registradas.

A prática tem como objetivo disseminar a cultura do agradecimento e do reconhecimento entre as(os)  servidoras (es), reforçando laços e fortalecendo o ambiente institucional. 

Na ocasião, representando a classe, foram homenageadas as servidoras Paula de Albuquerque, Bianca Tavares e Beatriz Viana.

— A gratidão é um ato poderoso, capaz de transformar nossas relações e promover um ambiente de trabalho mais colaborativo — destacou Carolinne Leal, do Núcleo de Desenvolvimento da Coordenação de Recursos Humanos da DPRJ.

Bem-estar em foco na oficina ‘Saúde Integral: Um Novo Olhar’

Outro ponto alto do evento foi a oficina Saúde Integral: Um Novo Olhar, conduzida pela defensora pública aposentada e professora Márcia Gomes. A atividade promoveu práticas de meditação e respiração baseadas no yoga, proporcionando alívio da ansiedade e equilíbrio mental.

— Foi maravilhoso, quase dormi ali dentro, fiquei muito relaxada! — comentou Márcia Pedrosa Fernandes, servidora do Núcleo de Queimados.

Movimento e alegria no encerramento com dança

Encerrando as atividades, o workshop Dança e Consciência Corporal, liderado pela personal trainer Bia Black e sua equipe, trouxe energia e descontração aos participantes.

— Trabalhamos coordenação, lateralidade e integração. A dança é um aliado poderoso para a saúde mental e física. Quem dança, seus males espanta! — explicou a personal.

João Caio, servidor público, destacou os benefícios:

— Foi uma experiência muito boa, principalmente para quem trabalha em escritório. Lembrar do corpo e colocá-lo em movimento foi revigorante!

O evento, alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, aconteceu no Hotel Windsor Flórida, no Flamengo. 

Veja as fotos aqui.



VOLTAR