Mesa de abertura do evento alusivo ao Dia da Servidora e do Servidor

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) celebrou, nesta sexta-feira (22), o Dia da Servidora e do Servidor Público com um evento dedicado a reconhecer e homenagear aqueles que fazem a diferença no dia a dia da Instituição. Realizada no Hotel Windsor Flórida, no Flamengo, a comemoração contou com diversas atividades especialmente planejadas para a data, representando uma oportunidade importante de encontro e diálogo entre os participantes.

O evento, alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, teve início com a apresentação do grupo cultural “Música Encantada – Passinho Carioca”, que trouxe a cultura popular para animar a programação com energia e alegria. Cerca de 250 servidoras e servidores participaram da celebração, que aconteceu das 9h às 18h.

Ao abrir o evento, a defensora pública-geral do Estado, Patrícia Cardoso, destacou a relevância do trabalho dos servidores para a consolidação da DPRJ como uma instituição de referência:

– Sou servidora pública há 36 anos e, como defensora pública há quase 30, posso afirmar que nada disso seria possível sem o esforço e o comprometimento de vocês. É um orgulho imenso ver como cada servidor e servidora contribui de forma única e indispensável para a nossa missão. Desde os primeiros atendimentos até os trabalhos mais complexos, vocês são muito importantes para a instituição, ajudando a transformar vidas e garantir direitos. Quero que saibam o quanto admiro o profissionalismo, a dedicação e a empatia que vocês trazem diariamente ao nosso trabalho. É isso que nos torna uma Defensoria tão forte e respeitada – afirmou a defensora pública-geral, aplaudida de pé pelos participantes do evento. 

 

Cerca de 250 servidoras e servidores participam da comemoração 

 

A subdefensora pública-geral Institucional, Cíntia Guedes, também destacou os desafios enfrentados e os avanços alcançados pelos servidores, ressaltando o comprometimento da categoria:

– Não há Defensoria sem servidor, sem defensor, sem estagiário. Somos uma equipe. Vocês são fundamentais para o que fazemos e têm nossa eterna gratidão. Mesmo em tempos de escassez, buscamos sempre tratar todos com justiça e promover melhorias para vocês, que são o pilar da nossa instituição – destacou.

A secretária de Gestão de Pessoas, Denise Firemand, também enalteceu o trabalho dos servidores e os esforços realizados para valorizar a categoria:

– Ampliar nossas equipes e melhorar as condições de trabalho dentro de um orçamento limitado foi um desafio imenso, mas valeu cada esforço. Hoje, temos mais servidores, estagiários e residentes, além de órgãos mais estruturados. Isso só foi possível graças à dedicação e ao comprometimento de cada um de vocês – ressaltou.

Representando a classe, Leonardo Quintão, presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, sublinhou a importância da colaboração entre defensores e servidores na missão institucional, comemorando conquistas como a estruturação da carreira no quadro de apoio:

– A Defensoria é uma casa construída por muitas mãos. Servidores e defensores desempenham papéis distintos, mas igualmente essenciais. Nossa colaboração recíproca é fundamental. Nossa base é a luta revestida de paixão técnica pelos necessitados e pelos que estão em situação de vulnerabilidade. Lutamos por menos desigualdade, por educação em direitos e pela defesa dos direitos humanos – declarou.

A coordenadora de Recursos Humanos, Érica Almeida de Oliveira da Silva, reforçou a importância dos servidores no atendimento à população:

– Celebrar o Dia do Servidor é também celebrar nossa história e os avanços que conquistamos juntos, como a criação do quadro de servidores em 2011. Cada um de vocês faz parte de uma história marcada pela vontade de transformação social – afirmou.

Evento contou com a apresentação do grupo Passinho Carioca

 

Henrique Guelber, diretor do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), também enfatizou a parceria com as equipes:

– Não há como imaginar o Cejur sem as servidoras e servidores que o compõem. São pessoas extremamente competentes e empáticas, que fazem toda a diferença. Essa complementaridade entre os papéis é o que nos fortalece enquanto instituição – declarou.

Por fim, o presidente da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ) concluiu os agradecimentos aos servidores:

– Vocês são uma força de trabalho que nos dá fôlego para realizar tantos atendimentos e interferir positivamente na vida das pessoas – completou.

Texto: Jéssica Leal 

Confira as fotos do evento aqui



VOLTAR