A Defensoria Pública do Rio realizará, nos dias 28 e 29 de novembro, um seminário sobre segurança pública e democracia no mundo contemporâneo. Com mesas temáticas das 9h30 às 18h, o evento pretende reunir especialistas e pessoas interessadas em debater sobre questões como políticas públicas, direitos humanos.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Nudedh), o Centro de Estudos Jurídicos da DPRJ (Cejur) e o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI).
De acordo com a subcoordenadora do Nudedh, a defensora Maria Júlia Miranda, o evento propõe uma discussão sobre a Segurança Pública e Democracia no Contexto Contemporâneo abordando o tema a partir de diferentes perspectivas incluindo sistema de justiça, direitos humanos, análise de dados, ciências forenses e políticas públicas.
– Buscamos montar uma programação que refletisse as questões mais atuais e relevantes nas áreas abordadas. Convidamos pesquisadores e profissionais com experiência prática e acadêmica nas temáticas de cada mesa, garantindo uma diversidade de perspectivas e uma discussão aprofundada. Espero que este evento seja um espaço para a troca de conhecimentos e experiências que ajudem a fortalecer a relação entre segurança pública e democracia, a partir de uma análise ampla e multidisciplinar – explica a defensora.
Nos dois dias, o seminário acontecerá no auditório do segundo andar da sede da DPRJ, localizada no Centro do Rio de Janeiro.
O evento será aberto ao público, com transmissão ao vivo. Veja a programação: 28 de novembro e 29 de novembro.
Texto: Nathalia Braga e Jéssica Leal.