A Defensoria Pública do Rio foi convidada para participar, nesta segunda-feira (4), da abertura da Jornada G20 do Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Alerj 2024, no Palácio Tiradentes, no Centro do Rio - antiga sede da Assembleia Legislativa do Rio. O evento debaterá os desafios globais e as soluções inovadoras para um futuro sustentável até a próxima sexta-feira (8). O defensor público-geral em exercício, Marcelo Leão, representou a DPRJ na solenidade.

Inspirado no modelo do G20 Social, reúne representantes da sociedade civil, empresas, especialistas e formuladores de políticas públicas para discutir temas centrais ao desenvolvimento global. A iniciativa, gratuita e aberta ao público, tem como objetivo construir um documento final, que será encaminhado à Cúpula do G20 no Brasil. 

A deputada estadual Tia Ju, que preside o Fórum pela Mesa Diretora da Alerj, destacou a importância do evento para o Estado do Rio de Janeiro, capital do G20 em 2024. 

- Essa Jornada é uma oportunidade de promover debates que impactam diretamente a formulação de políticas públicas. O Fórum da Alerj tem sido um espaço ativo para discutir temas globais, e com a Jornada, trazemos essas discussões ainda mais próximas da sociedade. É um momento crucial para pensar em soluções sustentáveis, inclusivas e inovadoras - afirmou.

O debate de abertura do evento abordou o tema "Soluções inovadoras para desafios globais: integrando ciência, sustentabilidade e inclusão para um futuro compartilhado". Entre os debatedores estavam a deputada estadual Tia Ju; a política e socióloga Aspásia Camargo; Frederico Lima, subdiretor-geral do Fórum de Desenvolvimento Estratégico; e Marcos Brito, diretor-geral da Alerj, representando o presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar.



VOLTAR