As ações sociais da Defensoria Pública do Rio e a atuação junto à Justiça Itinerante em todo o estado muito em breve passarão a ser feitas em unidades volantes próprias. Na última segunda-feira (21) foram entregues à instituição dois ônibus zero quilômetro, equipados com cinco postos de atendimento, copa completa, banheiro e poltronas para dez passageiros. No início de novembro chegam, ainda, mais dois micro-ônibus, também adaptados para o atendimento. 

— Esse era um pleito antigo de defensoras(es) e de toda a equipe da Defensoria, que sofria com a falta de estrutura nesses atendimentos. Quando íamos realizar atendimentos itinerantes, ficávamos sujeitos às intempéries do clima, às vezes debaixo de chuva ou calor escaldante. Ter ônibus e micro-ônibus próprios nos propicia uma atuação digna, condizente com nossa autonomia — explica a defensora pública e coordenadora-geral de Programas Institucionais, Isabela Menezes.

Os veículos serão utilizados em todas as edições da Justiça Itinerante no estado inteiro, à exceção daquelas que ocorrem em locais onde a Defensoria já conta com estrutura física montada. Um dos micro-ônibus ficará baseado em Campos dos Goytacazes, de modo a atender as regiões Norte e Noroeste.  

— Investir em estrutura para os defensores e suas equipes representa uma das prioridades da gestão. Estes ônibus atendem a um antigo pleito da classe e poderão proporcionar maior bem-estar durante os atendimentos — afirma Marcelo Leão, defensor público-geral em exercício.

Os quatro automóveis foram adquiridos com orçamento próprio e serão colocados em funcionamento graças ao esforço conjunto de vários setores da Defensoria, como as secretarias de Logística; de Engenharia; e de Tecnologia da Comunicação e Informação; além da Diretoria de Comunicação, responsável pela identidade visual e pelo envelopamento da frota.

—  A frota foi planejada e montada de modo a contemplar as necessidades da Defensoria. As duas primeiras unidades já estão conosco e passam pelos últimos testes, enquanto aguardam emplacamento. É muito importante que a Defensoria tenha protagonismo, com estrutura própria  — ressalta o secretário de Logística, defensor João Gustavo Fernandes Dias.

Além dos quatro novos veículos, a Defensoria conta ainda com um micro-ônibus adaptado; uma unidade móvel (caminhão-baú), usada principalmente para apoio em grandes eventos; e duas Vans de Direitos.

Texto: Valéria Rodrigues 



VOLTAR