A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), está preparando uma palestra com o tema "O servidor público e a educação financeira" para a próxima quinta-feira (31), no auditório do segundo andar da sede (na Avenida Marechal Câmara, 314, Centro),  das 10h às 12h. Não é necessário fazer inscrição para participar. O evento é uma das atividades da instituição pelo Dia do Servidor Público, comemorado na segunda, 28 de outubro.

Os palestrantes serão a defensora pública Sula Caixeiro Omari, do Nudecon; o coordenador acadêmico da Escola de Educação Financeira, Carlos Batalha; e o educador financeiro e professor da escola Bernardo de Souza, com a presidência de mesa composta pelo subcoordenador do Nudecon, defensor Thiago Basilio. A palestra terá transmissão ao vivo pelo YouTube

A Escola de Educação Financeira da DPRJ foi criada em julho deste ano. Trata-se de iniciativa pioneira para a educação em direitos e educação financeira, em parceria com Nudecon. 

Desde então, o programa tem desenvolvido diversas atividades, como workshops e palestras, tanto presencialmente quanto na modalidade on-line, tendo como foco os mais vulneráveis, em especial pessoas idosas, pessoas de baixa renda e aquelas que têm mais de a metade da renda destinada ao pagamento de dívidas. 

O programa é um desdobramento e uma ampliação do serviço para ações de educação financeira para a população.

- A ideia é justamente que essa iniciativa possa trazer algumas orientações e alertas para os servidores públicos em geral, mas com olhar para os nossos servidores da Defensoria Pública, em relação à educação financeira e à educação em direitos, especialmente em um mercado em que vemos a elevação dos índices de endividamento e superendividamento. A gente tem visto o aumento da oferta de diversas modalidades de crédito, um movimento de elevação da margem consignada do servidor, que podem desembocar em grave comprometimento financeiro. Então, é um olhar voltado para o servidor público, para que ele tenha capacidade de ter as rédeas da sua vida financeira — explicou o subcoordenador do Nudecon, Thiago Basílio.

 

Texto: Rafaela Jordão



VOLTAR