A Defensoria Pública do Rio de Janeiro promoveu, neste sábado (19), a quinta edição da Ação Social dos 70 anos em sua sede de Macaé, localizada na Rodovia Christino José da Silva Júnior, 1650, Virgem Santa. Das 10h às 15h, a população teve acesso a diversos serviços jurídicos gratuitos, além de visitar a exposição itinerante "DPRJ 70 Anos: do sonho à luta," que celebra a trajetória da Defensoria mais antiga do Brasil.

A ação social, parte das comemorações das sete décadas da Defensoria, foi uma oportunidade importante para que os cidadãos pudessem resolver questões jurídicas de maneira ágil e gratuita. Entre os atendimentos oferecidos estavam demandas relacionadas a pensão alimentícia, regularização de guarda e visitas, expedição de alvará para levantamento de FGTS, divórcio e dissolução de união estável, além de retificação de registro civil e direitos do consumidor de baixa complexidade.

Rutielen dos Santos, de 35 anos, foi uma das beneficiadas pela ação. Ela soube da iniciativa pelo próprio órgão e compareceu para dar entrada em um processo de pensão alimentícia para seus dois filhos, de 4 e 6 anos, que estão há mais de um ano sem receber o benefício do pai.

— Achei ótima a ação. Cheguei aqui e fui logo atendida, nem esperava que fosse tão rápido. Minha expectativa é resolver logo essa situação, porque é um direito dos meus filhos — contou Rutielen, aliviada com o atendimento.

Outro destaque da ação foi a parceria com a Defensoria Pública da União e com o DetranRJ, que proporcionou a emissão de carteiras de identidade no local. Para esse serviço, os participantes precisaram apresentar a certidão de nascimento ou casamento original. 

Foi o caso de Lilian Berling e seu marido, Luís Mendes, que é uma pessoa com deficiência e tem dificuldades de locomoção, aproveitaram a oportunidade para tirar a nova identidade sem enfrentar grandes deslocamentos.

— Essa ação foi uma grande ajuda para a nossa família. Meu marido tem dificuldade de locomoção, e poder emitir a identidade aqui, sem precisar enfrentar longas distâncias, fez toda a diferença. Foi rápido e muito organizado, contou Lilian Berling, aliviada com a praticidade do atendimento – disse Lilian.

Ao todo, 70 pessoas foram atendidas durante o evento. Para a coordenadora-geral de Programas Institucionais, defensora pública Isabela Menezes, o sucesso dessa ação reforça a importância do trabalho que a Defensoria realiza junto à população.

— Cada vez mais, aproximamos nossos serviços daqueles que mais precisam, oferecendo soluções jurídicas essenciais para a garantia de direitos. É uma oportunidade única para que os cidadãos resolvam questões legais e conheçam a trajetória da Defensoria – destacou Isabela.

A série de ações sociais em comemoração aos 70 anos da Defensoria tem percorrido o estado, levando serviços e promovendo o acesso à justiça para a população fluminense. A próxima e última edição ocorrerá no Parque de Madureira, na capital, no dia 9 de novembro.

Texto e fotos: Jéssica Leal 

Veja fotos do evento aqui!



VOLTAR