Cine Preserve promove debate sobre alimentação e saúde
A edição deste mês do Cine Preserve, realizada nesta quarta (9), exibiu o documentário ‘Antes do prato’, com o objetivo de gerar aprendizados sobre agrotóxicos, agroecologia e saúde coletiva.
— Tudo que tratamos aqui no Cine Preserve, dos resíduos sólidos ao tema de hoje, fala sobre os impactos na nossa saúde. A crise climática, com seus alagamentos, secas e queimadas também influencia a agricultura e a nossa saúde nutricional. Fica, portanto, o alerta educativo para que possamos ter consciência — propôs Camila Valls, coordenadora de Sustentabilidade Ambiental da Defensoria Pública.
Com mediação de Camila, o evento teve como convidados Victor Tinoco, superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Andrea Sepulveda, defensora pública e membro do Grupo de Trabalho de Segurança Alimentar e Nutricional da DPRJ; Alexandre Pessoa, professor e pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz) e a nutricionista Flora Vieira.
Documentário do Greenpeace, ‘Antes do prato’ demonstra a importância da agricultura sustentável por meio de exemplos brasileiros que vão do cultivo ao consumo, mas também mostra produtores, especialistas e chefs que abordam a interferência dos agrotóxicos e dos alimentos ultraprocessados na saúde pública.
— As pessoas mais vulneráveis precisam saber que qualquer nível de insegurança alimentar ou nutricional significa uma violação de direitos. Estar livre da fome é um direito inegociável — refletiu a defensora pública Andrea Sepulveda, que integra o Grupo de Trabalho de Segurança Alimentar e Nutricional da DPRJ.
O Cine Preserve é uma iniciativa do Programa de Sustentabilidade Ambiental (Preserve) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro de Estudos Jurídicos da DPRJ (Cejur).
Texto: Nathália Braga
VOLTAR