A defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, reuniu, nesta segunda-feira, 30, defensoras e defensores públicos da Região 1, no auditório do segundo andar da sede administrativa, para a 26ª edição do Projeto Defensoria sobre Rodas, iniciado em março do ano passado. 

— O Defensoria sobre Rodas foi concebido como um espaço de troca, escuta e diálogo entre colegas de todo o estado. E se mostrou um momento precioso, que mudou em 21 meses do projeto, se transformando num lugar para se falar também sobre o Verde e para informações prestadas por todas as secretarias que integram a administração — resumiu Cardoso, ao abrir a reunião.

O subdefensor público-geral de Gestão, Marcelo Leão, reforçou o crescimento do projeto:

— Esse é um encontro mais para ouvirmos do que falarmos. O projeto surgiu para levar a Administração Superior ao interior, mas o formato cresceu, incluindo reuniões também, a pedido das coordenações, com defensoras e defensores dos Núcleos de Primeiro Atendimento e Regionais da Capital. 

A secretária de Engenharia, Luciene Torres, apresentou um levantamento detalhado sobre as obras e melhorias já realizadas ou previstas nas instalações físicas das comarcas da Baixada Fluminense, com destaque para a futura sede de Nova Iguaçu e para as interferências na sede de Duque de Caxias, cuja fachada está sendo reformada. 

Torres explicou que ainda em outubro deve ter início a construção da nova sede de Nova Iguaçu, que terá quatro andares. O término previsto para a obra é de até 18 meses. 

— Será um prédio inteiramente adaptado às necessidades dos órgãos. Uma entrega super necessária, e um pleito antigo dos colegas - afirmou a secretária de Engenharia. 

Também participaram da reunião os secretários de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ricardo Mattos, e de Governança Digital e Inovação, Alexandre Romo. 

Mattos discorreu sobre as providências adotadas para aumentar a velocidade de internet nos órgãos e para evitar a queda de conexão. Romo falou a defensoras e defensores da Região 1 sobre as atualizações do Sistema Verde, inclusive sobre futuras ferramentas e quanto à possibilidade de, num futuro próximo, haver consulta ao chamado b-Cadastro da Receita Federal, para confirmar  a situação de hipossuficiência de usuárias e usuários dos serviços da Defensoria. 

— A apresentação do Romo sobre o Verde é muito instigante para quem atua no dia a dia dos órgãos. O Defensoria sobre Rodas é sempre um encontro valioso para a troca de informações — concluiu a defensora pública-geral, ao encerrar a reunião.

Participaram da reunião com a Região 1 também a subdefensora pública-geral Institucional, Cintia Guedes; a chefe de Gabinete, Alessandra Bentes; a coordenadora-geral do Interior e da Baixada, Luciana Lemos; e a assessora parlamentar, Maria Carmen de Sá.


Texto: Valéria Rodrigues



VOLTAR