A Escola de Educação Financeira da DPRJ recebeu, na tarde desta terça-feira (17), a advogada, educadora e planejadora financeira pessoal e familiar Luiza Pereira, para um videocast com o  tema "Viagem sem dívidas: como se organizar". A entrevista foi transmitida ao vivo pelo canal de YouTube da instituição, com apresentação do coordenador acadêmico da escola, Carlos Batalha.

Segundo Carlos Batalha, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, feita pelo Sebrae, em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), revelou que o sonho de 61% dos brasileiros é viajar pelo país. 

— Esse desejo chega a ser maior do que o de comprar um carro ou uma casa própria. Apesar de ser relativamente fácil de realizar, exige muito planejamento, para não comprometer o orçamento — afirmou Batalha.

A entrevistada Luiza Pereira observou que, embora a maioria da população tenha vontade de viajar, muitos acreditam que precisam dispor de valores altos. Por isso, o sonho da viagem se torna inacessível. 

— Viajar é possível, sem que prejudique o orçamento familiar. Importante compreender qual o seu perfil e o que está disposto a abrir mão e a priorizar na viagem. O primeiro passo, após a definição do destino, é fazer um checklist: avalie se o local escolhido atende a necessidades e expectativas; quais as normas vigentes sobre vacina e seguros; se precisa de visto; qual a moeda local. Escolha o tipo de hospedagem e o número de parcelas para a compra das passagens. Embarcar aos domingos e às quartas-feiras, por exemplo, costuma ser mais barato. Faça uma planilha com a estimativa de gastos fixos e metas diárias de gastos variáveis (alimentação, compras, passeios), acrescentando uma margem de 15% para imprevistos — ensinou a especialista.

De acordo com Luiza, nem sempre o melhor será comprar passagem com tanto tempo de antecedência. Vale a pena comprar direto com a companhia aérea, o que oferece maior segurança, em casos como cancelamento e adiamento de voos.  

A planejadora financeira apresentou ferramentas e sites que ajudam no planejamento de viagens e na redução do preço de passagens e hospedagens:

— Com o devido planejamento, o sonho da viagem se torna acessível para boa parte das pessoas. Se optar por parcelar as passagens, procure delimitar o número de parcelas até a data da viagem, para que não continue pagando ao retornar e o sonho não vire pesadelo. Cuidado com empresas que vendem passagens pela metade do preço, com mais de um ano de antecedência, pois, nesses casos, não há segurança de que o voo ocorrerá. Passagens aéreas com valores mais baixos podem ser encontradas 45 dias antes da viagem.

O coordenador acadêmico da Escola de Educação Financeira, Carlos Batalha, destacou que viagem não precisa significar dívida, mas sim solução, com impacto positivo na saúde mental e na qualidade de vida. 

Confira abaixo as próximas datas de entrevista on-line:

24/09 - "Psicologia do dinheiro - como os indicadores econômicos afetam as nossas escolhas", com Luana Abreu Lourenço, gestora pública do Estado do Rio, formada em Economia e Direito e mestre em Engenharia Financeira;

25/09 - "Proteção e Defesa do Consumidor Endividado ou Superendividado", com o defensor público Eduardo Chow de Martino Tostes, coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor  (Nudecon);

27/09 - "Grupo de Reabilitação Financeira (GRF) - um programa terapêutico", com Marcus Vinicius Andrade de Souza, coordenador do GRF.

Texto: Júlia Duque Estrada



VOLTAR